1º SEMINÁRIO E MOSTRA DE BIOESPELEOLOGIA DO CARSTE DO ALTO SÃO FRANCISCO

ffsdgfd

Nos dias 13 a 16 de junho de 2018, aconteceu em Formiga/MG, o 1º Seminário e Mostra de Bio Espeleologia do Carste do Alto Rio São Francisco – 1º SEBIOCASF. Organizado pelo Espeleogrupo Pains (EPA), e realizado pela AG Cluster, o evento ainda teve a co-realização do Conselho Regional de Biologia (CRBio-04) e do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG).

Contemplando cerca de 200 pessoas, contando com 4 membros da SEE, o 1º SEBIOCASF teve como objetivo difundir e discutir o estudo da biologia subterrânea de forma ampla aos multiprofissionais, docentes e discentes, biólogos, geólogos, arqueólogos, engenheiros ambientais, espeleólogos, entre outros interessados. Para tal, contou com exposições, palestras, minicursos e saídas de campo, além de apresentações culturais que animaram o público durante o seminário.

As palestras foram ministradas por representantes de órgãos públicos (SISEMA, CRBio-04, MPMG), biólogos e professores (UFLA e UNIFOR), que abordaram temas como: licenciamento ambiental, a bioespeleologia como profissão, estudo de invertebrados cavernícolas, entre outros. Numa das apresentações, o professor e pesquisador Dr. Rodrigo Lopes Ferreira (Drops), expôs uma de suas maiores descobertas, que promete modificar o conceito de sexualidade no reino animal. Trata-se de uma nova espécie troglóbia, onde a fêmea é quem possui o sistema reprodutor introdutório “masculino” e o masculino possui o inverso.

Na sexta feira (15), foram realizados os minicursos nas salas do UNIFOR-MG. O grupo da SEE se dividiu em três turmas, nas quais os temas eram:

  1. “Bioespeleologia do Carste” - Professor Dr. Rodrigo Lopes Ferreira (UFLA);
  2.  "Morcegos Cavernícolas Brasileiros: diversidade, ecologia e conservação!" - Biólogo Renato Gatti Fernandes (Mestrando pela UFLA);
  3. “Solos do Cerrado e do Carste do Alto Rio São Francisco / Mineralogia” - Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca (UNIFOR).

 

No sábado, último dia do evento, ocorreu a saída de campo, que teve inicio no Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco, em Pains-MG e, posteriormente, o grupo seguiu para as cavernas Brega e Santuário, no mesmo município. A visita foi guiada pelos professores Rodrigo Lopes Ferreira, Marconi Sousa Silva, Robson de Almeida Zampaulo, e Lucélio Nativo Assunção, que puderam mostrar na prática, vários assuntos tratados nas palestras e minicursos.

Aproveitando a passagem pela região, o grupo da SEE fez um breve passeio pelos Cânions do Rio São Francisco, próximos à cidade de São Roque-MG. Na ocasião, puderam contemplar as belezas da fauna e flora nos arredores do rio, além de observar a geomorfologia bastante peculiar da região.

A SEE agradece ao Espeleogrupo Pains pela oportunidade, e a “tia” Nair que recebeu a equipe de braços abertos, tornando possível a presença da entidade no 1º SEBIOCASF.

Participantes: Bruno Diniz, José Mota, Mikhaela Alderete e Syro Lacerda.