CURSO DE DRONES PARA GEOCIÊNCIAS

CURSO DE DRONE

Durante os dias 9 e 10 de junho de 2018, foi ministrado pelo Engenheiro Geólogo Tiago Duque, o Curso de Drones para Geociências. O ministrante, além de ex-aluno da Escola de Minas de Ouro Preto, também é espeleólogo antigo membro da SEE e nos informou sobre a realização do curso. Para os membros da SEE, a participação neste curso é justificada devido ao grande avanço nesta tecnologia e a enorme aplicação dos VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) para os trabalhos de prospeção de cavidades, como a identificação de padrões de relevo, litologia e hidrografia.

O curso teve duração total de 16 (dezesseis) horas, sendo reservadas 8 (oito) horas em cada dia, das 8 (oito) às 17 (dezessete) horas.

No primeiro dia, foi apresentados os temas:

1. Introdução sobre o tema, definições de Drone, VANT, UAV e RAP, Tipos de Drones, Termos e Siglas em geral;
  2. Drones e suas aplicações, evidenciando ainda o uso para Agrimensura, Geologia/Geofísica, Ambiental e Industrial;
  3. Legislação e Boas Práticas ao se utilizar um drone, além de orientações gerais para se fazer um vôo;
  4. Aplicativos para Vôo, evidenciando o DJI GO, Drne Deploy, Plx4D, Litchi, eMmotion e Altizure (software livre);
  5. Planejamento e Execução do Vôo, apresentando tarefas que devem ser executadas no pré-vôo, principalmente atentar para áreas restritas e proibidas - em que foram apresentados também alguns apps como o UAV Forecast, AirMap, Hover, Drone Buddy e Windy - e autorizações para o vôo nos órgãos responsáveis. Também sobre este tema, foram apresentadas condições necessárias para decolagem, como altura de obstáculos, tráfego aéreo, condições climáticas, pássaros e animais voadores, entre outros;
  6. Aerofotogrametria, definições, softwares e apps utilizados e,
  7. Geração de Modelos #D, Modelo Digital de Terreno (MDT) e Modelo Digital de Superfície (MDS), e Ortomosaicos.

No segundo dia, foram abordados temas quanto ao Processamento de Imagens (PI): tipos (supervisionada ou não supervisionada), assinaturas, Logs de vôos e o processamento na prática. Durante estas atividades, foram apresentadas os preços atuais de mercado dos principais softwares de PI não supervisionada, como Drone Deploy, Pix4D e Altizure - todos devem-se trabalhar online. Também foram apresentados os principais softwares de PI Supervisionado, como: Agisoft Photoscan, Pix4 mapper e Open drone Maps, bem como as vantagens e desvantagens de cada tipo de PI.

Durante o fim da manhã foi realizado um vôo, utilizando o Drone DJI Mavic Pro num terreno ao lado do Departamento de Engenharia de Minas (DEMIN) na UFOP para que os participantes do curso pudessem ter a noção de pilotagem e ver como são feitas fotos tanto verticais como horizontais (taludes).

A parte da tarde foi reservada para o Processamento de Imagens na prática em que foi utilizado um banco de dados de fotos fornecidas pelo ministrante. Utilizou-se o software  Agisoft PhotoScan (livre por 30 dias de Trial) para processos e composições para se construir o produto final: MDT e MDE e relatórios gerais.

Ao final foram abordadas eventuais considerações e apresentados demais cursos também oferecidos para a prática de vôos utilizando Drones.

Sinceros agradecimentos ao ministrante Tiago Duque, pelo empenho na realização do curso e demais trabalhos e a oportunidade que nos foi oferecida.

Participantes: Syro Lacerda, João Paulo Alves da Silva, Maria Gabriela Carvalho.