CURSO DE INTRODUÇÃO À ESPELEOLOGIA 18.1

cie

Com o intuito de oferecer aos estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto(UFOP) noções básicas sobre espeleologia, semestralmente os membros Sociedade Excursionista & Espeleológica (SEE) ministram o Curso de Introdução à Espeleologia (CIE). O curso busca inserir os participantes ao mundo subterrâneo de forma dinâmica, através de palestras e atividades de campo, afim de conscientizar os alunos quanto à importância desta ciência.

As aulas teóricas deste semestre tiveram início no dia 7 de maio e término no dia 10, onde foram ministrados os seguintes temas: Introdução à Espeleologia, Geomorfologia Cárstica, Espeleotemas, Bioespeleologia, Espeleofotografia, Espeleoturismo, Meteorologia Hipógea, Exploração e Segurança ,Paleontologia e Arqueologia, Mapeamento Espeleológico e Legislação Ambiental e Espeleológica. A parte prática foi realizada durante o final de semana, nos dias 11, 12 e 13 de maio, com atividades de campo realizadas na cidade de Pains-MG.

Durante a execução da parte prática do curso, os estudantes foram levados a quatro grutas: Zé Brega, Santuário, Ninfeta e Toca do Índio – que posteriormente foi batizada como Gruta Labiríntica pelo Espeleogrupo Pains (EPA). No primeiro dia foi realizada a exploração das grutas do Zé Brega e Santuário, que possuem a classificação de máxima relevância em contexto regional e possibilitaram uma boa exemplificação dos temas abordados na parte teórica. Ainda no sábado, foi realizada uma prática de mapeamento na Gruta do Zé Brega, onde os alunos foram divididos em quatro grupos e mapearam, com auxílio dos monitores, alguns condutos como exercício. Já no segundo dia fomos às cavernas Ninfeta e Toca do Índio a título de visitação e exploração, além de apresentar diversos tipos de morfologia do exocarste. Neste dia contamos com o acompanhamento do Paulo José Oliveira, o Paulinho, que é integrante do EPA e pôde acrescentar seu vasto conhecimento sobre a região.

Os principais objetivos do curso são apresentar a espeleologia como uma ciência e sensibilizar o público para a importância das grutas como um patrimônio ambiental, relevante para trazer conhecimento sobre as diversas áreas que engloba. A SEE sempre está aberta à novos participantes, de qualquer área acadêmica, para complementar nossos trabalhos de forma interdisciplinar.

Aos interessados em participar, as reuniões acontecem durante as terças-feiras às 19h30 na sala 34 da Escola de Minas, que se localiza na Praça Tiradentes em Ouro Preto.

Veja mais fotos clicando aqui