NIVELAMENTO DE MAPEAMENTO ESPELEOLÓGICO

sfdn

No  dia 8 de abril de 2018, foi realizada a atividade de nivelamento de mapeamento espeleológico na cavidade denominada Cavemina, localizada no Parque das Andorinhas, em Ouro Preto - MG. A gruta, possivelmente, é uma cavidade natural que foi minerada em busca de ouro nos séculos XVIII e XIX, possui diversas galerias de teto baixo e curso de água perene.

O nivelamento do mapeamento propõe ensinar e aprimorar as técnicas utilizadas em campo para os membros mais inexperientes da SEE. Além do nivelamento, a gruta foi apresentada aos membros mais novos que frequentam as reuniões da SEE a título de visita e conhecimento básico sobre exploração e segurança.

Este tipo de treinamento é importante  para que todos os membros consigam participar de todas as funções do mapeamento com eficiência e que possam manter o trabalho de qualidade realizado pela SEE. Além disso, a oportunidade de capacitação oferecida é fundamental para a qualificação de futuros espeleólogos.

O nivelamento foi muito engrandecedor para todos os participantes, promovendo maior compreensão do ambiente cavernícola e das técnicas de mapeamento.

Participantes: Guilherme Ribas, Marcos Paulo, Lara Guerra, Paulo Eduardo, Mikhaela Alderete, José Neto, Gabriel Amora, Gabriel Lourenço, Wilker Soares, Bruno Diniz e Syro Lacerda.

Fotos: Gabriel Lourenço