X EXPEDIÇÃO CADASTRAMENTO E MAPEAMENTO DAS CAVERNAS DO PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA

ibitipoca

Durante os dias 4 a 14 de janeiro de 2018, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) realizou a X Expedição do Projeto Cadastramento, Mapeamento Espeleológico e Geoespeleologia das Cavernas do Parque Estadual do Ibitipoca (PEI), localizado na região da Serra da Mantiqueira, entre os limites municipais de Lima Duarte, Santa Rita de Ibitipoca e Bias Fortes, sudeste do Estado de Minas Gerais.

A SEE, em parceria com a Sociedade Carioca de Pesquisas Espeleológicas (SPEC), vem desde 2014 cumprindo o objetivo estabelecido pelo projeto de executar o mapeamento espeleológico, reunir a documentação técnica das cavidades naturais ainda não cadastradas ou mapeadas, além da realização de trabalhos técnicos e científicos que envolvem diversas temáticas, como geoespeleologia, caracterização geomecânica do maciço rochoso e gênese das cavernas do parque.

Concomitantemente a esta expedição, foi realizada a III Expedição IbitiProCa, cujo objetivo é divulgar o patrimônio espeleológico para os demais grupos de espeleologia, para que assim, estes também possam contribuir na etapa de mapeamento espeleológico das cavidades, visto o extenso trabalho que a SEE despende no mapeamento da Gruta Martimiano II, com mais de 4.000 metros mapeados. Além disso, este evento, realizado em parceria com a SBE, promove a integração dos grupos e demais espeleólogos brasileiros, em apoio às propostas de fortalecimento institucional.

Esta campanha ainda contou com a participação de dois grupos de espeleologia associados à SBE, a SPEC com o seu presidente Heitor Cintra e mais cinco associados e a SEE que contou com quinze participantes, incluindo membros e ex-membros.

O grupo foi recebido no primeiro dia por Heitor Cintra, responsável pelo projeto, quando foi feito uma reunião introdutória para a apresentação dos objetivos da excursão, a distribuição e execução das atividades de campo. Foram definidas as cavernas prioritárias para esta fase do projeto e as atividades a serem desenvolvidas, que incluíam prospecção, topografia, mapeamento e caracterização geológica.

Durante os demais dias de trabalho, a SEE obteve os seguintes produtos quanto às grutas: Gruta Martimiano II acrescentando mais de 300 metros ao seu mapa; conclusão dos trabalhos de mapeamento espeleológico da Gruta do Manequinho, Gruta do Vandinho e Gruta do Pião; exploração e conferência do mapa elaborado em 1991 da Gruta das Bromélias – seu mapeamento espeleológico de detalhe foi sugerido e acordado pelos membros dos dois grupos presentes e definido para expedições futuras.

Esta edição, a primeira de 2018, foi de grande importância para os membros aspirantes a espeleólogos que puderam aprender práticas de mapeamento em grandes cavidades com características particulares de risco e alto grau de dificuldade como, por exemplo, é o caso da Gruta Martimiano II. A equipe se mostrou unida, preparada para grandes expedições, produziu resultados relevantes e inspiradores para o futuro do parque e da entidade.

A realização desta etapa de trabalho contou com o apoio da gerência do PEI, que disponibilizou alojamentos aos pesquisadores dentro da própria estrutura do parque, com fácil acesso para todas as cavidades. Agradecimentos especiais a gerente do parque, Rose Belcavelo, e demais guias que nos auxiliam com a localização de cavernas no interior do PEI.

Mas ainda, esta expedição contou com o apoio financeiro dos ex-membros da SEE que nos possibilitou realizar os trabalhos com sucesso. Este apoio foi fundamental para que os diversos custos, como aquisição de materiais, alimentação e transporte, fossem devidamente pagos, além da transmissão de conhecimentos e experiências destes colaboradores que mantém a chama acesa e nos orienta pelo obscuro mundo subterrâneo.

A SEE mais uma vez se faz presente em um projeto de grande relevância para o patrimônio espeleológico brasileiro, mantendo a chama dessa ciência sempre acesa, alargando horizontes e construindo pontes, engrandecendo ainda mais o nome da nossa já tão respeitada entidade.

Participantes: Bruno Fernandes Aguiar, Bruno Diniz Costa, Claudia Cassia Pessoa, Fabricio Fernandes, Gabriel Lourenço, José Mota Neto, Lara Guerra, Marcelo Taylor, Marcos Paulo, Paulo Cezar, Nuria Taylor, Paulo Eduardo Santos Lima, Silmar Onofre de Oliveira, Syro Lacerda, Vitor Hugo Bernarnes.

Texto: Claudia Pessoa

Fotos: Gabriel Lourenço