CIE - Curso de Introdução à Espeleologia

cie

Motivados pela realização do I Curso de Introdução à Espeleologia (CIE), promovido pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), durante o período de 25 de abril à 31 de maio de 1981, nas dependências do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, ainda com aulas práticas ministradas no Parque Estadual do Alto Ribeira (PETAR), a Sociedade Excursionista & Espeleológica dos alunos da Escola de Minas (SEE) realizou durante os dias 28 de setembro à 4 de outubro do mesmo ano (1981), na Escola de Minas de Ouro Preto, o II Curso de Introdução à Espeleologia.

A segunda edição do CIE, inicialmente oferecido preferencialmente para os aspirantes à SEE, ministrados pelos sócios-espeleólogos do grupo, havia o objetivo de proporcionar aos alunos o acesso aos princípios básicos e noções fundamentais da espeleologia, não havendo o anseio de apresentar trabalhos ou a formação de espeleólogos.

Desde esta data, o curso é oferecido semestralmente a todos os alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), eventualmente aos demais interessados, e ainda mantém o objetivo inicial de apresentar a espeleologia e suas particularidades, assim como sua importância ambiental e científica. Além disso, este curso é o primeiro contato para que os alunos participantes possam se tornar aspirantes da entidade (AGUIAR & LOUREIRO 2017).

cie

A segunda etapa deste curso é a parte prática, em que os alunos participantes, guiados pelos monitores, são levados para conhecer alguma região cárstica, preferencialmente próxima à cidade de Ouro Preto. Ultimamente, são feitas visitas nas regiões de Cordisburgo e Pains (região central e centro-oeste de Minas Gerais, respectivamente). Durante esta atividade, além de apresentar as feições geomorfológicas do exocarste e endocarste, é oferecida uma noção básica do mapeamento espeleológico segundo normas e padrões conhecidos (normalmente BCRA).

O curso, atualmente, conta com o apoio da UFOP que oferece estrutura para a realização das palestras e no transporte para a parte prática, visita a ambientes cársticos. As palestras são divididas em 11 (onze) temas interdisciplinares: Arqueologia e Paleontologia em Cavernas; Biologia Subterrânea; Espeleofotografia; Espeleotemas; Espeleoturismo; Exploração e Segurança em Cavernas; Geomorfologia Cárstica; Introdução Histórica; Legislação Espeleológica e Proteção ao Patrimônio Espeleológico; Mapeamento Espeleológico e Meteorologia Hipógea (AGUIAR & LOUREIRO 2017).

cie

O curso totaliza 30 (trinta) horas de atividades e atente aproximadamente 30 (trinta) alunos. O CIE, assim, movimenta o quadro de membros da SEE e permite, portanto, a manutenção e a realização dos projetos vigentes.

A realização periódica e o contato com profissionais, empresas e demais instituições, cria uma rede de difusão da ciência espeleológica e abre um leque para demais alunos interessados, mesmo em outras instituições. Atendendo a esta demanda a SEE ofereceu o CIE para os alunos da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucurí, no ano de 2016, em Diamantina, Minas Gerais. 

cie