2º Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais - Peruaçu

peruacu

Entre os dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2018, a SEE esteve presente na cidade de Januária para o II Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais. O Fórum é uma ferramenta social para a troca de conhecimentos e proposições de ações que contribuirão com a formulação de modelos de governança comprometidos com agendas em prol de Cidades mais sustentáveis.

O II Fórum tem o objetivo de manifestar-se a respeito da sustentabilidade do projeto de reconhecimento dos Sítios arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, bem como estabelecer as questões metodológicas para o levantamento diagnóstico da situação do desenvolvimento sustentável das Cidades Históricas.

A SEE ofereceu um mini curso sobre os princípios básicos da espeleologia para todos os participantes que contou com uma visita à gruta do Janelão.
Foram abordados temas como a morfologia, hidrologia e biologia das cavernas, além da necessidade de capacitação técnica da população para um desenvolvimento com base sustentável, tão necessário para a conservação e preservação do parque que possui ambientes muito frágeis.

Estiveram presentes ao evento representantes da prefeitura, empresários, estudantes, e representantes da sociedade civil organizada, com o compromisso de criar uma carta manifesto que será incluída no dossiê endereçado à UNESCO visando o reconhecimento dos Sítios arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

Por Cláudia Pessoa.