Abertura das Submissões de Trabalhos para a Revista Espeleologia Digital Nº 3

revistaEm novembro de 1969, trinta e dois anos após a fundação da Sociedade Excursionista e Espeleológica dos Alunos da Escola de Minas, é lançada a primeira edição da Revista Espeleologia, pioneira em território nacional e na América Latina. De acordo com os registros contidos nas primeiras publicações, este fora um passo inicial na divulgação das primeiras viagens e descobertas das cavidades naturais subterrâneas no Brasil, sendo destacadas sessenta grutas nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Mato Grosso e Ceará.

Considerando as dificuldades financeiras existentes naquela época, a publicação da primeira edição só foi possível com o apoio da então Escola de Minas, da Fundação Gorceix, da Prefeitura de Ouro Preto, do Governo do Estado de Minas Gerais e principalmente dos sócios ativos da SEE que trabalharam durante anos pelo seu desenvolvimento e não mediram esforços para tornar possível a divulgação dos estudos espeleológicos.

Ao decorrer das décadas, a Revista Espeleologia contou com 11 (onze) edições impressas e a partir de 2017 iniciou-se as edições em formato digital visto o desenvolvimento de recursos computacionais. Atualmente, possuímos 13 publicações que tiveram contribuições de muitas gerações de sócios da entidade.

Com o intuito de reunir e divulgar trabalhos relacionados às áreas da espeleologia, promovendo a disseminação do conhecimento científico por meio da Política de Acesso Livre, a comissão editorial da Revista Espeleologia Digital tem o prazer de anunciar que estão abertas as submissões de trabalhos do dia 15 de março a 17 de junho de 2021 para compor a edição digital Nº 3. Os conteúdos para envio seguem as temáticas: Biologia Subterrânea, Cartografia e Espeleometria, Geoespeleologia, Geomorfologia e Hidrogeologia Cárstica, Legislação Espeleológica, Arqueologia e Paleontologia, Espeleoturismo e Educação Ambiental.

O edital com as instruções de envio dos trabalhos, cronograma e o modelo de submissão estão disponíveis no endereço eletrônico: https://see.ufop.br/revista-espeleologia-digital-submissoes

Cordialmente,

A Comissão Editorial da Revista Espeleologia Digital