Anglo e SEE realizaram o 1º Workshop de Quiropterofauna Cavernícola, em Ouro Preto

see_quicav

Nos dias 30 e 31 de outubro a Anglo American a partir de um convênio com a Sociedade Excursionista e Espeleológica dos Alunos da Escola de Minas de Ouro Preto – SEE, entidade estudantil vinculada a Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP, realizou o Workshop de Quiropterofauna Cavernícola no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP.

Esse evento foi realizado em cumprimento a condicionante do licenciamento espeleológico da LP + LI do Projeto de Extensão da Mina do Sapo – Etapa 3.

A fim de alcançar o objetivo colocado pela condicionante, o Workshop teve como escopo 4 blocos de discussões, cujos temas:

•             Programa de Monitoramento e Resgate de Quirópteros .

•             Parâmetros estabelecidos na legislação ambiental espeleológica.

•             Grandes assembléias, interações ecológicas e outros parâmetros importantes para a conservação de morcegos cavernícolas brasileiros.

•             Área de Influencia x Avaliação do Impacto com foco em quirópteros.

As palestras foram ministradas por referências nacionais nas diversas percpectivas da Espeleologia : acadêmica (UFOP,UFMG,UFLA, UFPE, UFJP) , orgão ambiental federal (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas - CECAV/ICMBIO) , orgão ambiental estadual (Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SISEMA), consultorias e empreendedores. O que promoveu mesas redondas muito enriquecedoras e produtivas, ao ponto de estabelecer diretrizes para análise da Intrução Normativa 02/2017 do Ministério do Meio Ambiente que rege a análise de relevância das cavidades no processo de licenciamento espeleológico.

Como produto será elaborado um relatório técnico do evento com a colaboração dos palestrantes e participantes, o qual será divulgado para comunidade espeleológica no site da Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE e da Sociedade Brasileira de Quirópteros.

A SEE agradece à contribuição dos palestrantes, ao Museu da Escola de Minas pela colaboração e a todos participantes e organizadores que proporcionaram a realização do evento.