I Expedição Cadastro e Avaliação dos Aspectos Espeleoturísticos das Cavernas do Parque Estadual do Ibitipoca, MG

ibititur                      Entre os dias 8 e 11 de novembro de 2019 foram realizadas as primeiras atividades de campo do projeto executado pela Sociedade Excursionista Espeleológica (SEE), que visa contribuir com o desenvolvimento do Plano de Manejo Espeleológico (PME) das cavernas do Parque Estadual do Ibitipoca (PEIB). As atividades contaram com a participação de oito membros e tiveram como objetivo a avaliação do potencial espeleoturístico de cinco grutas abertas à visitação e a aplicação de formulários de caracterização do perfil dos visitantes, buscando a compreensão das demandas a fim de auxiliar futuras ações estruturais e organizacionais no parque.

 

            No primeiro dia de campo (09), o grupo foi dividido em duas equipes, com a finalidade de avaliar o potencial espeleoturístico das grutas: Coelhos, Viajantes e Pião, além da aplicação de 26 formulários realizada na Gruta dos Coelhos, lanchonete e atrativos do Circuito das Águas. No segundo dia (10) foi feita a avaliação espeleoturística das grutas do Monjolinho e Ponte de Pedra, além do mapeamento espeleológico da segunda. Na parte da tarde foram aplicados mais 26 questionários e iniciado os trabalhos de discussão das análises realizadas.

 

            Apesar do imprevisto de fortes chuvas, todos os objetivos da primeira etapa de campo foram cumpridos. A metodologia utilizada para avaliação do potencial espeleoturístico se mostrou aplicável às cavernas do parque e condizentes com as percepções e avaliações feitas em campo, apesar da possibilidade de revisão das variáveis para as próximas campanhas, com o intuito de tornar os resultados mais concordantes com a realidade.