Curso de Introdução à Espeleologia (CIE) - 18.2

cie

Com o intuito de agregar novos membros e oferecer aos estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto e à comunidade ouro-pretana noções básicas sobre espeleologia, semestralmente os membros da Sociedade Excursionista & Espeleológica ministram o Curso de Introdução à Espeleologia (CIE). O curso busca inserir os participantes ao mundo subterrâneo de forma dinâmica, através de palestras e atividades de campo, a fim de conscientizar os alunos quanto à sua importância.

As aulas teóricas tiveram início no dia 19 de novembro e término no dia 23, onde foram ministradas 11 palestras com os seguintes temas: Introdução à Espeleologia, Geomorfologia Cárstica, Espeleotemas, Biologia Subterrânea, Espeleofotografia, Espeleoturismo, Meteorologia Hipógea, Exploração e Segurança, Arqueologia e Paleontologia, Legislação e Proteção do Patrimônio Espeleológico e Mapeamento Espeleológico. A parte prática foi realizada durante o final de semana, nos dias 23 a 25 de novembro, e envolveu atividades de campo realizadas na cidade de Pains-MG.

Durante a execução da parte prática, os estudantes visitaram duas grutas: Zé Brega e Ninfeta. No primeiro dia foi realizada a exploração da gruta Zé Brega, que possui a classificação de máxima relevância em contexto regional e sua diversidade possibilitou o contato com os temas abordados na parte teórica. Alguns condutos não puderam ser explorados devido a grande quantidade de chuva durante a visita, o que impossibilitou a passagem. Ainda no sábado (24), foi realizada uma prática de mapeamento na Gruta do Zé Brega, onde os alunos foram divididos em quatro grupos e mapearam, com auxílio dos monitores, como exercício prático.

Já no segundo dia pela manhã a turma visitou o Museu Arqueológico do Carste do Alto do São Francisco – MAC. Logo após o grupo se deslocou para a caverna Ninfeta a título de visitação e exploração, além de possibilitar a visualização de diversos tipos de morfologias do exocarste. Neste dia contamos com o acompanhamento do Paulo José Oliveira, o Paulinho, que é integrante do EPA (Espeleogrupo Pains) e pôde acrescentar seu vasto conhecimento sobre a região.

Os principais objetivos do curso são apresentar as noções básicas da espeleologia e a conscientização do ambiente subterrâneo como um patrimônio ambiental a fim da sua conservação.

A SEE agradece EPA pelo apoio e por compartilhar os conhecimentos espeleológicos, aos guias do MAC pela disponibilidade de tempo, apresentação sobre arqueologia cavernícola e reforçar a importância da preservação destes ambientes.

A SEE está aberta a novos participantes, de qualquer área acadêmica, para complementar os trabalhos de forma interdisciplinar. Aos interessados em participar, as reuniões acontecem durante as terças-feiras às 19h30 na sala 34 da Escola de Minas, localizada na Praça Tiradentes, Ouro Preto.

Assista o vídeo que mostra um pouco do curso através do link: https://www.facebook.com/SociedadeExcursionistaeEspeleologica/videos/371...