Divulgação do Relatório de Atividades da Primeira Edição Virtual da Claraboia Espeleológica: Uma Luz Sobre o Conhecimento

relatorio

Entre os dias 05 a 28 de maio de 2020 aconteceu a primeira edição online da “Claraboia Espeleológica: Uma Luz Sobre o Conhecimento”. O evento foi organizado pela Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) através da plataforma virtual Youtube. A Claraboia é um evento sem fins lucrativos já desenvolvido pela entidade desde o ano de 2016, no entanto, ocorria de forma presencial no Departamento de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto. Neste ano, devido ao contexto atual de enfretamento da pandemia do Corona Vírus, e a condições de isolamento social, surgiu a oportunidade da realização de forma remota e com a possibilidade de livre acesso ao público.

O propósito inicial do evento era difundir a espeleologia para a comunidade acadêmica, a fim de divulgar esta ciência e despertar o interesse dos alunos da universidade em participar do grupo. Porém, a experiência da versão online superou as expectativas e foi mais além, buscou revelar, através de uma linguagem acessível, alguns dos trabalhos científicos e experiências profissionais de membros da SEE, abordando temas com discussões relevantes nos dias atuais dentro da espeleologia. Além disso, o evento possibilitou a manutenção de discussões no âmbito espeleológico e científico em um momento que expedições de campo e trabalhos em laboratório se dão de forma restrita.

A estruturação do evento foi feita a partir da divisão em oito blocos temáticos sendo eles: Credibilidade da Ciência e Divulgação Científica, Histórico da Espeleologia e Apresentação da entidade, Geomorfologia Cárstica, Geoespeleologia, Hidrogeologia Cárstica, Biologia Subterrânea, Espeleoturismo e por fim o oitavo bloco Espeleologia e Licenciamento Ambiental. A divulgação foi feita por meio da disponibilização de videoaulas, previamente gravadas e postadas às terças e quintas feiras às 08h da manha no canal do Youtube da entidade. Ao fim de cada bloco era realizado uma live às 20h da noite do mesmo dia, com os palestrantes de cada tema, tendo a presença de mediadores responsáveis por direcionar questões feitas pelo público e contribuir com as discussões geradas.

programacao

Todo conteúdo gerado durante o evento se encontra disponível no canal do Youtube da Sociedade Excursionista e Espeleológica, incluindo as videoaulas e lives. As informações sobre cada palestrante também se encontram disponíveis nas redes sociais da entidade como Instagram e Facebook. Ao fim do evento também foi feito um levantamento sobre o perfil dos participantes e o nível de satisfação com o conteúdo, a partir de um formulário disponível na descrição dos vídeos.

A SEE agradece a toda comunidade espeleológica pelo apoio e participação durante o evento e convida a todos a assistirem ou revisitarem o conteúdo já disponibilizado. Os principais produtos gerados com a realização deste evento se encontram disponíveis no Relatório de Atividades da Claraboia Espeleológica, o documento pode ser acessado pelo nosso site no item Acervos ou diretamente por este link. A programação completa pode ser acessada pelo nosso canal: https://bit.ly/see_youtube.

Texto: Wilker Soares