Divulgação do relatório e vídeo institucional do 1º Workshop de Quiropterofauna Cavernícola

workshop

Nos dias 30 e 31 de outubro de 2018 a Anglo American a partir de um convênio com a Sociedade Excursionista e Espeleológica dos Alunos da Escola de Minas de Ouro Preto – SEE, entidade estudantil vinculada a Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, realizou o Workshop de Quiropterofauna Cavernícola: bat caves, populações excepcionais e interações ecológicas únicas, no Salão Nobre Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, na cidade de Ouro Preto - MG.

Esse evento foi realizado em cumprimento a condicionante do licenciamento espeleológico da LP + LI do Projeto de Extensão da Mina do Sapo, Etapa 3, pertencente à Anglo American. Para se alcançar o objetivo colocado por esta condicionante, o Workshop teve como escopo 4 blocos de discussões, são eles: (i) Programa de Monitoramento e Resgate de Quirópteros; (ii) Parâmetros estabelecidos na legislação ambiental espeleológica; (iii) Grandes assembléias, interações ecológicas e outros parâmetros importantes para a conservação de morcegos cavernícolas brasileiros e (iv) Área de Influencia versus Avaliação do Impacto com foco em quirópteros.

As palestras foram ministradas por referências nacionais nas diversas perceptivas da Espeleologia: acadêmica (UFOP, UFMG, UFLA, UFPE, UFJP), órgão ambiental federal (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas - CECAV/ICMBIO), órgão ambiental estadual (Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SISEMA), consultorias e empreendedores. Além disso, o evento contou com mesas redondas muito enriquecedoras e produtivas, ao ponto de estabelecer diretrizes para análise da Instrução Normativa 02/2017 do Ministério do Meio Ambiente que rege a análise de relevância das cavidades no processo de licenciamento espeleológico.

Um dos produtos gerados foi o relatório, que contempla as atividades desenvolvidas durante a realização do Workshop de Quiropterofauna Cavernícola. Além disso, foi produzido um vídeo institucional do evento, ambos produtos podem ser acessados nos links abaixo.

Video do 1º Workshop de Quiropterofauna Cavernícola

Relatório Workshop

A SEE e Anglo American agradece à contribuição dos palestrantes, ao Museu da Escola de Minas pela colaboração e a todos participantes e organizadores que proporcionaram a realização do evento.

relatorio_final_workshop_quiropterofauna_print.pdf2.17 MB