EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEOPOÉTICA EM ATIVIDADES DE ESPELEOTURISMO

oficina

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro tivemos a ilustre presença do espeleólogo Luiz Afonso Vaz de Figueiredo membro do Gesmar,  na sede da entidade com o proposito de  ministrar o minicurso sobre “Educação ambiental e geopoética em atividades de espeleoturismo”, com a presença de seu irmão Herman e de Raphael Parra membro do espeleogrupo EGRIC.

No dia 16, introduzindo o curso, foi feita uma dinâmica com os membros presentes para interagirem melhor entre si e com o meio externo, Afonso sempre muito criativo inovando em sua didática. Dando sequência no curso, houve uma palestra e bate-papo sobre o tema de geopoética e educação ambiental, onde foi discutido o papel das cavernas em questões sócio-ambientais, e apresentado livros, poemas e filmes em que cavernas eram retratadas. Logo após, aconteceu um bate-papo sobre educação ambiental muito abrangente e bem engrandecedor para todos os membros.

No domingo, dia 17, ocorreu a parte prática do curso na gruta CaveMina, localizada no Parque das Andorinhas em Ouro Preto. Na caverna foram realizadas atividade didáticas em que os membros da SEE puderam ter uma experiência mais profunda em relação a natureza e seu meio, com exercícios dinâmicos e uma boa exploração.

Dia 18 de Novembro no período da noite, dando continuidade as atividades na sala da SEE, Afonso apresentou sua viagem ao México, retratando as cavidades de notáveis belezas cênicas, os grupos de espeleologia locais, trabalhos realizados e a cultura da região. Foi um papo muito interessante e cheio de conhecimento.

A SEE agradece imensamente ao Luiz Afonso Vaz de Figueiredo pela contribuição em compartilhar seu o conhecimento e experiência de uma forma dinâmica e lúdica, desta maneira nos proporcionando uma melhor forma de divulgação do conhecimento espeleológico para a população. Aos amigos Herman e Parra por nos proporcionar grandes interações fraternas e trocas de conhecimento espeleológico.  Também agradecemos a Claudia De Cassia Pessoa por inspirar e proporcionar esta atividade.

Fotos: Raphael Parra