Encontro de Ex-Alunos e Atuais Frequentadores da SEE em Ouro Preto - MG

kiwa_2019

Durante os dias 30 de maio e 2 de junho de 2019, foi realizado o IV Encontro de Ex-alunos e Atuais Frequentadores da SEE. Como de costume, a gerência do Parque Estadual do Itacolomi (PEIT), na cidade de Ouro Preto, concedeu o acesso de todos os participantes ao Parque, assim como foram disponibilizadas áreas para camping, banheiros e área de lazer. Este encontro contou com a participação de 20 atuais membros frequentadores e 3 ex-alunos da SEE.

No dia 30 de maio, chegaram ao PEIT por volta das 19h para se montar o acampamento e compartilhar histórias e experiências entre alunos e ex-alunos ao lado de uma fogueira em local apropriado.

No sábado, dia primeiro de junho, tiveram duas atividades espeleológicas, a maioria dos participantes do encontro subiram a trilha na direção do Pico Itacolomi para, mais a sul, seguirem rumo à Gruta Kiwa. A segunda atividade foi uma visita ao Abismo da Lagoa Seca, situa na porção sudoeste do maciço, a cerca de 2,0km do Pico do Itacolomi, com o objetivo de fazer um reconhecimento da gruta que necessita de técnicas verticais. O Abismo da Lagoa Seca tem cerca de 35m de desnível, sendo necessários dois lances de corda, o primeiro com cerca de 20 metros e o segundo por entre blocos desmoronados, por cerca de 10 metros. Já a Gruta Kiwa está inserida no maciço rochoso conhecido como Pedra da Baleia, possui aproximadamente 700 metros de desenvolvimento linear sendo também formada nos quartzitos do Grupo Itacolomi (Supergrupo Minas). Foram explorados os condutos principais da gruta que ligam as duas entradas. Durante este percurso, os espeleólogos puderam observar os diferentes condutos e depósitos químicos (espeleotemas) formadas em seu interior. Ao se chegar na segunda entrada, foi feita uma pausa e ao regressar, foi explorado o conduto abaixo do grande salão, onde se encontrava uma pequena cachoeira. Neste conduto o ex-membro Marcos Pimenta, nos reproduziu versos de suas poesias que remetiam àquele ambiente. Foi sensacional! Ao regressar à primeira entrada os atuais e antigos membros contaram suas experiências na exploração e puderam compartilhar dificuldades e progressos.  Ao final do dia, para contar as aventuras, um churrasco foi providencial.

No domingo, dia 2 de junho, os participantes do encontro despediram-se do PEIT e partiram na direção de Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, para visitar a Gruta Igrejinha. Esta caverna, inserida no Parque Estadual da Serra de Ouro Branco (PESOB), foi foco de estudos e palco de várias edições de Cursos de Introdução à Espeleologia (CIE) durante várias gerações e nada melhor do que relembrar de suas passagens estreitas, seus salões volumosos e ornamentados. Nesta ocasião, foi feito um “apagão” de cerca de uma hora e meia, onde só se pode enxergar as trevas no meio da escuridão. Foram contatos casos antigos de como foi feito o mapeamento da caverna e da maneira como eram explorados seus condutos. Ao final da visita, os participantes retornaram a sede da SEE, no Museu de Técnica e Ciência da Escola de Minas.

Agradecemos a oportunidade e a disponibilidade oferecidas pela gerência do Parque Estadual do Itacolomi e do Parque Estadual da Serra de Ouro Branco.

Texto por Syro Gusthavo Lacerda

Participantes: Bárbara Zambelli, Bruno Diniz, Dyana Caroline Ferreira Cardoso, Francisco Assis, Gabriel Amora Basílio, Gabriel Lourenço, Guilherme Passos Ribas, Isaac Daniel Rudnitzki, Lara Chaves Guerra, Lucas Dorini, Luíza Clemente, Marcia Ribeiro, Marcos Paulo Souza Araújo, Marcos Saraiva Pimenta,  Ricardo do Couto e Silva Monteiro, Rayane Caroline Freitas Ramos, Syro Gusthavo Lacerda, Tiago Vilaça Bastos, Paulo Eduardo Santos Lima, Wendy Tanikawa, Wilker Soares Silva e Yanê Arruda Castor de Altamirano.