Exposição do Museu Itinerante - Acervo Técnico e Espeleológico da SEE no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas

museu_2019

Entre os dias 28 de maio e 2 de junho deste ano foi realizada a exposição itinerante do Acervo Técnico e Espeleológico reunido pela Sociedade Excursionista e Espeleológica de Ouro Preto – SEE ao longo dos seus 81 anos de atividade. A mostra foi organizada pela própria entidade e contou com o apoio do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas – UFOP.

O material foi exposto no pátio do MCT, que recebe visitantes de terça-feira a domingo, das 12 às 17 horas. A exposição estava situada no pátio entre os setores de Mineralogia I, Mineralogia II, História Natural e Mineração, o que possibilitou aos visitantes a apreciação de alguns elementos encontrados em cavernas. Dentre as peças, destacam-se espeleotemas, material lítico, ossada humana, conchas de gastrópodes, equipamentos recentes e antigos utilizados na exploração espeleológica, além de banners educativos.

O evento, que aconteceu durante a Semana da Geologia, teve como objetivos divulgar a importância dos estudos espeleológicos e, principalmente, enfatizar os esforços da entidade para a criação de um espaço físico permanente, a fim de acolher esta exposição no MCT. Idealizada desde 2010, durante a realização da primeira exposição, a criação deste espaço é de grande interesse para a difusão dessa ciência, especialmente para a comunidade local, que representa um assunto até então pouco divulgado e conhecido. Além disso, o acervo demonstra a importância do papel da sociedade ouropretana na espeleologia brasileira.

Texto por José Mota Neto