III Fórum de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais - Ouro Preto

mina

No dia 12 de julho de 2019, a Sociedade Excursionista e Espeleológica promoveu uma visita técnica guiada na cidade de Ouro Preto para o III Fórum de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais, de tema: “Cidades históricas e seus entornos: a sustentabilidade e a resiliência vão além de seus núcleos urbanos". Tal edição do Fórum teve como objetivo manifestar-se a respeito das condições do desenvolvimento sustentável das cidades históricas de Minas a partir de uma abordagem da influência e impactos das atividades antrópicas presentes no entorno dos seus núcleos urbanos, com ênfase na mineração, expansão urbana e atividades rurais.

A visita, de tema “A mineração do século XVIII na Serra de Ouro Preto, seus remanescentes e as interações sócios-ambientais-arqueológicas”, contou, primeiramente, com uma breve apresentação de slides afim de abordar o contexto histórico da mineração, os tipos de estruturas, sua distribuição espacial em Ouro Preto, relações e impactos físicos e sociais, além de uso e proteção do patrimônio.

Os participantes puderam verificar o potencial econômico/turístico e os impactos ao patrimônio histórico/cultural na visita às ruínas e galerias subterrâneas do bairro São Cristóvão; como os aquedutos e barragens do Passa Dez de Cima e a Mina du Veloso. A visita contou com a participação de quatro instrutores da SEE: Lara Guerra, Márcia Oliveira, Paulo Eduardo e Rayane Ramos. Além de sete participantes inscritos no fórum de sustentabilidade.

Agradecemos a organização do III Fórum de Sustentabilidade das Cidades pela oportunidade e confiança.
 

Fotos: Hugo Cordeiro e Márcia Oliveira.