IX Curso Básico de Espeleorresgate

C:\Users\Lara\Downloads\WhatsApp Image 2019-10-22 at 16.27.03.jpeg

Durante os dias 21 a 29 de setembro de 2019, a Seção de Espeleorresgate (SER), que faz parte da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), realizou o 9° Curso Básico de Espeleorresgate. O curso foi realizado na Unidade de Conservação Estadual – UC Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), município de Iporanga, estado de São Paulo. As aulas práticas foram realizadas na Caverna Morro Preto e os simulados foram feitos na Gruta da Marreca e do Morro Preto.

A SER reúne espeleorresgatistas em todo território nacional e sua missão é impulsionar a criação, ampliação e consolidação de uma estrutura de espeleorresgate no Brasil. Os moldes do Curso Básico, assim como todo o modelo administrativo da SER, suas técnicas e protocolos são baseados no Espeleo Socorro Francês (SSF), entidade com mais de quarenta anos de experiência e que mantém uma parceria com o Brasil há mais de dez anos.

O Curso contou com a participação de duas integrantes da Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE), Lara Guerra e Giovana de Paula, que pretendem continuar as especializações em Espeleorresgate e repassar o conteúdo aprendido para os demais membros da Sociedade. 

A participação das integrantes da SEE no 9º Curso Básico de espeleorresgate foi de extrema importância, uma vez que as habilitou a organizar atividades de campo atentas a segurança da equipe e com experiência para lidar com situações de risco. Além disso, o domínio das técnicas verticais é inerente à prática das atividades de prospecção e mapeamento espeleológico, visto que, muitas vezes, as áreas com potencial espeleológico e a própria caverna apresentam grandes abismos.

Texto: Lara Guerra e Giovana de Paula

Fotos: Jackson Delphino