Minicurso de Aplicativos de Campo

No dia 06 de novembro de 2019 foi realizado o minicurso “Aplicativos de celular para atividades de Campo” para os membros da Sociedade Excursionista e Espeleológica dos alunos da Escola de Minas de Ouro Preto – SEE. A atividade foi realizada na sede da entidade localizada no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, sala 34, em Ouro Preto – MG.

O curso, ministrado pelo Geólogo Caio Tavares, teve duração de 3 horas e consistiu na apresentação das ferramentas básicas de três aplicativos de celular: GPS Essentials, Avenza Maps e Fieldmove Clino. O aplicativo GPS Essentials trata-se de uma ferramenta GPS que além de outras funções permite que o operador navegue e busque rotas, gerencie pontos personalizados, trace caminhos e encontre estradas. Em sua interface é possível criar um painel personalizado no qual o operador insere informações essenciais para a realização de trabalhos de campo como altitude, velocidade, nível de inclinação, data, distância, latitude, longitude, tempo, hora de nascer e pôr do sol mais 35 outros widgets. O aplicativo Avenza Maps é uma ferramenta de navegação que permite o download e upload de mapas georreferenciados e o acompanhamento da posição em tempo real do navegador nos mapas. Além disso essa ferramenta traz funções como o registro de caminhamentos, demarcação de pontos georreferênciados e medição de distâncias reais. Já o aplicativo Fieldmove clino é uma ferramenta que permite a medição de feições estruturais em campo. Esse aplicativo funciona como uma caderneta eletrônica e os dados geométricos coletados e as fotos tiradas por meio dele apresentam atreladas informações geográficas.

O curso contou com a participação dos membros da entidade que puderam adquirir gratuitamente os aplicativos. Uma nova edição do curso está prevista para o semestre letivo 2020.1 para que os membros da SEE que não tiveram disponibilidade de participar da primeira edição possam também adquirir esses conhecimentos.