NOTA DA DIRETORIA 21-22

A Sociedade Excursionista e Espeleológica vem a público se pronunciar sobre o fraude de cota racial por um de seus membros e também os desdobramentos do caso.

Foi recebida a denúncia por um centro acadêmico da UFOP, de que um membro da entidade teria ingressado na faculdade de forma irregular, e que já corria um processo administrativo de fraude de cota na universidade. Esse contato ocorreu no momento em que se tentava marcar uma apresentação sobre espeleologia para os alunos desse curso.

Na época do ocorrido a diretoria daquele momento se reuniu e decidiu por: questionar o membro sobre esse fato, levar para o conhecimento dos outros sócios, cobrar e acompanhar que a situação fosse esclarecida junto a universidade. E dessa forma o grupo iria deliberar em acordo com as decisões da universidade, visto que não se tinha o conhecimento total de como se deu essa matrícula, as versões do fato que chegaram até o conhecimento do grupo deixavam dúvidas em relação a culpabilidade do membro/instituição, e também não se tinha instrumentos dentro do estatuto interno que previa situações dessa natureza.

Meses após esse apontamento, a universidade não avançou no caso, à frente do grupo já havia outra diretoria e a falta de respostas resultou na evasão de outros membros, que alegaram como motivo de saída a falta de posição e/ou atitude em relação ao caso. Atrelado às atividades de representatividade que o membro envolvido no caso teria ocupado, isto aumentou ainda mais a indignação por parte desses membros.

Colocada essa situação, a qual se tentou apresentar da forma mais verossímil, sem citar as instituições e envolvidos, a atual diretoria se desculpa por ter tomado atitudes tardias. Visto que a falta de posicionamento e/ou atitudes afetou diretamente diversas pessoas, e também a própria entidade. E que por mais que se desejasse que houvesse suporte da universidade no caso, a atual diretoria deveria agir de forma a minimizar os danos dessa situação e se retratar publicamente.

Considerando isto, a diretoria está prevendo formas de abordar esse tipo de cenário no Estatuto; tratou de averiguar a matrícula dos demais membros; abriu uma ouvidoria para que esse e demais casos similares possam ser analisados mais rapidamente; Procurou saber sobre o andamento do então processo administrativo junto à ouvidoria da UFOP, como orientado pela PROGRAD, entretanto esta informou: "Existem diversos processo abertos a partir de denúncias de fraude em cotas. Dado seu caráter sigiloso, a Ouvidoria não informa seu conteúdo, quem é denunciado e o estágio da apuração. As decisões de comissões designadas para apuração são publicadas nos boletins administrativos."; E em relação ao membro envolvido no caso, decidiu afasta-lo por tempo indeterminado da entidade.

Por meio desta, torna público todo o ocorrido e espera que, com o exposto, informe demais grupos e pessoas dessa situação, para a qual a comunidade estudantil deve ater-se. Sem se eximir dos erros cometidos e da falta de posicionamento anterior, os quais sabe-se que afetam tanto quanto os atos aqui expostos.

A SEE defende o uso de cotas de maneira adequada e reconhece a sua importância para a garantia de um sistema de ensino mais igualitário.

Segue o link da ouvidoria da SEE.

Ass: Diretoria 2021-2022