Participação da SEE na XII Mostra de Profissões - UFOP

mostra

Durante o dia 31 de agosto de 2019, foi realizada a XII Mostra de Profissões da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), campus Morro do Cruzeiro. A atividade contou com a iniciativa de graduandos e professores para a realização de exposições e palestras, a fim de apresentar os cursos oferecidos pela UFOP aos alunos do ensino médio.

Na sala direcionada às entidades do curso de Engenharia Geológica, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) teve a oportunidade de expor sua história, atividades e conhecimentos prévios acerca das cavidades naturais subterrâneas e esclarecer a importância da conservação do patrimônio espeleológico.

A exibição contou com itens do acervo espeleológico da SEE, como equipamentos de segurança, fotografias das primeiras excursões realizadas, de cavernas com registros arqueológicos e paleontológicos, atividades de mapeamento e das práticas verticais. A entidade também expôs uma amostra de espeleotema, uma maquete representativa da morfologia das cavernas, amostras de maciços rochosos referente a processos cársticos e ainda apresentou o livro Cavernas no Brasil: beleza e humanidade (GAMBARINI, 2012).

No decorrer da XII Mostra de Profissões foi possível perceber a importância do diálogo com a comunidade sobre os estudos e a conservação do patrimônio espeleológico, além de proporcionar aos alunos do ensino médio a possibilidade de interesse nas áreas de estudos oferecidos pela UFOP.

A SEE agradece a oportunidade de participar do evento e de apresentar o mundo subterrâneo.

Participantes: Syro Lacerda, Luiza Clemente e Alice Mendes.

Texto: Alice Mendes