Participação da SEE no 35º Congresso Brasileiro de Espeleologia - Bonito, MS

cbe

O 35º CBE aconteceu em Bonito-MS de 19 a 22/06/2019 e teve como tema, “Carste, cavernas e água para os próximos 50 anos”. Este ano, pela primeira vez, recebemos no Brasil, o 3° Congresso Ibero-Americano de Cavernas Turísticas, coordenado pela Associação de Cavernas Turísticas Ibero-Americana (ACTIBA) que ocorreu concomitantemente ao 35º CBE.

A comissão organizadora foi formada por representantes da SBE, ICMBio/CECAV e pelo GESB, grupo local de espeleologia, e na ocasião foi também comemorado os 50 anos da SBE; a SEE, entidade pioneira, foi convidada especial e esteve à frente do cerimonial do importante encontro.

O evento reuniu grandes nomes, nacionais e internacionais, para palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos, encontros técnicos, mini-cursos e saídas de campo. A capital do ecoturismo brasileiro foi o cenário ideal para a apresentação dos avanços em pesquisas, explorações, gestão e ações de conservação relacionadas ao rico patrimônio espeleológico do Brasil.

A SEE mais uma vez compareceu em peso, apresentando ao grande público presente trabalhos relevantes produzidos ao longo dos últimos anos, além de
participar ativamente das atividades com o oferecimento de mini-cursos, palestras, apresentações orais e de posters. A entidade também foi contemplada com prêmios nas categorias de melhor fotografia e melhor mapa, confirmando a alta qualidade dos trabalhos produzidos por membros da sociedade.

Texto: Cláudia Pessoa

Foto: Robson Zampaulo