Participação do programa “Escola vai ao Parque”

Programa Escola vai ao Parque

No dia 20 de outubro de 2022, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) participou do programa “Escola vai ao Parque”, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ouro Preto com colaboração da Samarco Minerações. A excursão contou com 40 estudantes do 6º ano da Escola Estadual Daura de Carvalho Neto, guiados pela Gruta Nossa Senhora da Lapa, localizada no distrito Antônio Pereira, Ouro Preto - MG.

A descoberta da Gruta ocorreu em 1722, a narrativa que chegou aos dias atuais, relata um menino que durante a perseguição a um coelho acaba encontrando a entrada da gruta, lá ele vislumbra uma luz e uma senhora coberta por um manto. A história foi se espalhando pelo então arraial de Bonfim do Mato Dentro e quando foram conferir o local, se depararam com a imagem da imaculada Conceição sobre a pedra. Desde então a gruta se tornou um local de grande importância para os religiosos da região, recebendo inúmeras romarias e procissões.

A visita dos alunos teve início com uma oficina apresentada pelos membros da SEE, na qual foi introduzido de forma lúdica os conceitos básicos da espeleologia. Para geomorfologia foi utilizada maquete 3D, os equipamentos comumente utilizados pelos espeleólogos ficaram à mostra, permitindo às crianças interagirem e compreenderem melhor suas funções na segurança dos pesquisadores e no mapeamento das cavernas.

Os estudantes foram guiados pelos principais pontos da Gruta, passando pela capela, a imagem da imaculada Conceição e avançando até o fim do conduto principal, onde foi possível relembrar os conceitos apresentados na oficina e ver na prática a dinâmica do ambiente cavernícola.

A SEE agradece em especial a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ouro Preto pela articulação do evento, disponibilização do transporte e local, e a todos os participantes pelo interesse e esforço em acender novas chamas da espeleologia nos jovens de nossa sociedade.

Desde de 1937, mantendo a chama acesa!

Participantes: João Victor Sousa Dias (Broca) e Maria Isidora (Zizi).

Autores: João Victor Sousa Dias (Broca)