SEE Solidária visita a Escola Estadual Marilia de Dirceu em Ouro Preto, MG.

see_solid

Nos dias 03 e 04 de outubro de 2019 aconteceu uma nova ação do projeto SEE Solidária, na Escola Estadual Marília de Dirceu, no bairro Antônio Dias, em Ouro Preto. Por meio de atividades interativas, a principal finalidade do projeto é promover a integração social junto com a aprendizagem patrimonial. As apresentações, seguidas de explicações dinâmicas relacionadas à Espeleologia, bem como suas ramificações, aconteceram de maneira recreativa, atendendo aos alunos do ensino fundamental da rede pública de Ouro Preto.

Foi realizada, primeiramente, uma apresentação dos temas relacionados ao ambiente cavernícola, como biologia subterrânea, espeleotemas, pinturas rupestres, importância ambiental, além de apresentação de imagens de minas e cavernas da região de Ouro Preto e suas respectivas diferenças. Por fim, foi realizada a apresentação de um vídeo elucidativo a respeito da dinâmica das cavernas.

A atividade também contou com uma pequena exposição contendo os equipamentos utilizados na prática espeleológica (capacete, macacão, headlamp), maquete representativa de uma caverna, mapas e amostras de estalagmite, estalactite e estromatólito.

Os estudantes demonstraram muito interesse e curiosidade pelos temas, promovendo grande interação entre esses e os membros da entidade. A abordagem esclarecedora e dinâmica mostrou que a ciência é acessível.

A visita à escola teve êxito nos seus objetivos por promover a interação entre Universidade e comunidade, despertando questionamentos e afeição pela espeleologia.

Participantes: Aline Souza, Claudia Pessoa, Felipe, Luiza Clemente, Maira Mendes, Mikhaela, Márcia, Rayane Freitas, Saulo, Wilker Soares.