SIMPÓSIO DE ESPELEOLOGIA E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL - SELAMOP

Selam

Entre os dia 24 a 26 de agosto, a SEE promoveu, no auditório do Departamento de Geologia - UFOP, o Simpósio de Espeleologia e Legislação Ambiental para uma rodada de discussões sobre pontos importantes do licenciamento ambiental relacionados a conservação de cavidades naturais.

No primeiro dia ocorreu a abertura oficial do evento com a presença de Jocy Cruz, presidente do CECAV, Carlos Frederico Lott, presidente da SBE, Hernani Mota Lima, representante da Escola de Minas - UFOP e Paulo Eduardo Lima, presidente da SEE. No segundo dia além das palestras, também ocorreu uma mesa redonda com a participação de Jocy Cruz, Tatiana Souza, representante da Carste e Carlos Frederico Lott, com moderação de Mariana Timo. Durante o evento evidenciou-se a importância do cadastramento do patrimônio espeleológico para a sua conservação além da necessidade de unificar todas as informações acerca das cavidades. Também apontou-se para a falta de padronização e normatização dos procedimentos e métodos de registros.

No domingo, dia 26, ocorreu a visita técnica para a Gruta do Baú e um mini-curso sobre Caracterização do meio físico no licenciamento ambiental espeleológico. O evento teve 133 inscritos e contou com a presença de estudantes, profissionais e representantes da UFOP, da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), do CECAV e de empresas privadas. Isso proporcionou um diversificado debate acerca de ações lesivas de várias atividades em áreas cársticas e suas possíveis remediações.

A SEE agradece as empresas patrocinadoras, instituições apoiadoras, palestrantes e demais participantes, por tornarem possível a realização do simpósio.

Fotos: Syro Lacerda, Gabriel Lourenço, Otavio Carrier e William Timo.