SIMULADO DE ESPELEORRESGATE PELA COMISSÃO DE ESPELEORRESGATE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESPELEOLOGIA - SBE

simulado

      Nos dias 4 a 6 de maio de 2018, foi realizado o Simulado de Espeleorresgate pela Comissão de Espeleoresgate da Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE, sediado no Núcleo Ouro Grosso no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – PETAR, localizado no sul de São Paulo. O evento contou com o apoio da Fundação Florestal, PETAR, EGB, UPE, Alpimonte, Limite Store e Veert e patrocinado pela TASK e MONTANA. O evento iniciou as 16h do dia 4 de maio, onde foi oferecido uma Instrução prática com a maca STRII, sendo que essa oficina gratuita foi exclusiva para os monitores ambientais do parque, oferecida pela Comissão de Espeleorresgate e a TASK.

      O simulado ocorreu na Gruta do Ouro Grosso, com participação de membros de grupos espeleológicos, médicos, monitores ambientais do parque, profissionais da área de vertical e resgate em locais confinados. Os primeiros acionamentos iniciaram na madrugada do dia 5, para a retirada da maca, localizada após quatro abismos no interior da caverna, houve a permanência subterrânea de aproximadamente 29 espeleosocorristas por até 12 horas.

      Willamy Saboia, membro do Espeleo Grupo Brasilia - EGB e espeleosocorrista pela Espeleo Socorro Francês – SSF, aponta que existe uma “necessidade da estruturação do espeleoresgate no Brasil, com o estabelecimento de procedimentos unificados e o fortalecimento dos grupos de espeleologia. Torna-se necessária a maior participação da comunidade espeleológica nessas oportunidades de capacitação, buscando viabilizar a estruturação do espeleosocorro nacional.

      Em 2017 durante o 34º Congresso Brasileiro de Espeleologia, Ouro Preto, organizado pela SEE e realização SBE, ocorreu a mesa redonda sobre Desenvolvimento do Espeleo Resgate no Brasil, com participação de Tiago Vilaça Bastos (GBPE, GEO-IT), Leandro Maciel (GBPE, Ativo Ambiental) e Efrain Mercado (FEALC, UIS), onde foi apontado a importância de uma comissão de espeleoresgate ativa no Brasil. Após as eleições da chapa 2017/2019 da SBE, o espeleólogo Leandro Maciel se tornou o atual diretor da Comissão de Espeleoresgate.

Participantes: Débora Lara Pereira e Tiago Vilaça Bastos