XI EXPEDIÇÃO CADASTRAMENTO E MAPEAMENTO DAS CAVERNAS DO PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA

 XI EXPEDIÇÃO

    Durante os dias 06 a 12 de agosto de 2018, a Sociedade Excursionista e Espeleológica , em parceria com a Sociedade Carioca de Pesquisas Espeleológicas, realizou a décima primeira expedição do Projeto Cadastramento, Mapeamento Espeleológico e Geoespeleologia das Cavernas do Parque Estadual de Ibitipoca, localizado no município de Lima Duarte, MG.

    A expedição contou com a participação de 13 membros da SEE e teve como objetivo dar continuidade no levantamento dos dados espeleológicos do PEI, uma vez que as cavernas estudadas e mapeadas possuem cadastro não atualizado quanto a topografia no Cadastro Nacional de Cavernas (CANIE).

    A realização desta expedição contou com o apoio da gerência do PEI, que disponibilizou alojamentos aos pesquisadores dentro da própria estrutura do parque, com fácil acesso para todas as cavidades.

    Como nas edições anteriores, a equipe da SEE mostrou grande dedicação ao mapeamento realizando nesta campanha. Uma soma de 1.169 metros de desenvolvimento horizontal mapeados, com ênfase na gruta Martimiano II, a qual foram acrescentados mais de 700 metros ao seu mapa, que já passa de 5.000 metros de desenvolvimento horizontal e faz dela a maior caverna em quartzito do Brasil! Foi realizado também o fechamento dos mapas de outras três cavidades:  Manequinho, Vandinho e Jacinto Lage. No último dia de atividades, deu-se início ao mapeamento da Gruta dos Moreiras, que é um dos grandes atrativos do parque por estar próxima a trilha que leva à Janela do Céu, principal ponto turístico do parque.

     A SEE agradece a direção do Parque Estadual do Ibitipoca pelo acolhimento e parceria, além da Fundação Gorceix por sempre apoiar a entidade a fomentar o desenvolvimento da espeleologia no país.

   Participantes: Bruno Diniz, Paulo Eduardo, Lara Guerra, Syro Lacerda, José Mota, Wendy Tanikawa, Bruno Fernandes, Gabriel Lourenço, Mikhaela Saliveros, Guilherme Ribas, Gabriel Amora, Marcos Paulo Araújo e Marcelo Taylor.