XII EXPEDIÇÃO CADASTRAMENTO E MAPEAMENTO DAS CAVERNAS DO PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA

ibitipoca

Entre os dias 22 e 27 de janeiro, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE), em parceria com a Sociedade Carioca de Pesquisas Espeleológicas (SPEC), realizou a décima segunda expedição do Projeto Cadastramento, Mapeamento Espeleológico e Geoespeleologia das Cavernas do Parque Estadual do Ibitipoca, localizado no município de Lima Duarte, MG.

A campanha também fez parte da quinta edição do Projeto Cavernas do Ibitipoca (IBITIProCa) que visa, além da obtenção dos resultados técnicos e científicos do parque, promover a integração entre os grupos de espeleologia e espeleólogos brasileiros, em apoio às propostas de fortalecimento institucional da SBE.

A expedição contou com a participação de 12 membros da SEE e teve como objetivo dar continuidade no levantamento dos dados espeleológicos do PEI, uma vez que as cavernas estudadas e mapeadas possuem cadastro não atualizado quanto a topografia no Cadastro Nacional de Cavernas (CANIE).

A realização desta expedição contou com o apoio da gerência do PEI, que disponibilizou alojamentos aos pesquisadores dentro da própria estrutura do parque, com fácil acesso para todas as cavidades, além de transporte para as cavidades mais distantes.

Dentre as atividades realizadas estão:

- Levantamento geoespeleológico da Gruta do Manequinho e da Gruta Martimiano ll;

- Levantamento geomecânico da Gruta do Pião;

- Início do mapeamento da Gruta das Bromélias;

- Finalização do mapa topográfico da Gruta dos Moreiras. Localizada próxima à trilha de acesso ao principal atrativo do parque, a Janela do Céu, a gruta possui visitação turística com uma frequência considerável;

- O destaque da expedição se deu com a finalização do mapa topográfico da Gruta Martimiano ll, que ultrapassa os 5.000 metros de desenvolvimento horizontal, fazendo desta, a maior caverna em quartzito do Brasil!

A SEE agradece aos participantes voluntários, Laís Furtado (UFLA), Davi Silva (IEF), Nando e Jeferson (SPEC); à SPEC por mais um trabalho em conjunto e à direção do Parque Estadual do Ibitipoca pelo acolhimento e parceria.

Participantes: Alice Mendes, Bruno Diniz, Bruno Fernandes, Gabriel Lourenço, Gabriel Amora, Guilherme Ribas, José Mota, Leo Barbosa, Marcelo Taylor, Paulo Simões, Victor Fagundes e Syro Lacerda.

 

Fotos: Gabriel Lourenço