XIII EXPEDIÇÃO CADASTRAMENTO E MAPEAMENTO DAS CAVERNAS DO PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA

VI_ibitiproca

Entre os dias 12 a 18 de agosto, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) participou da sexta expedição do Projeto Cavernas do Ibitipoca (IBITIProCa) e realizou sua XIII Expedição ao Parque Estadual do Ibitipoca (PEI), localizado no distrito de Conceição do Ibitipoca, município de Lima Duarte, sudeste de Minas Gerais.

Desde 2014, em parceria com a Sociedade Carioca de Pesquisas Espeleológicas (SPEC), a SEE desenvolve pesquisas nas cavernas do PEI que envolvem o mapeamento espeleológico de alto grau de precisão, estudo da gênese das cavernas e de estabilidade geomecânica das galerias abertas ao turismo. O projeto visa, além da obtenção dos resultados técnicos e científicos do parque, promover a integração entre os grupos de espeleologia e espeleólogos brasileiros, em apoio às propostas de fortalecimento institucional da SBE.

Neste ano, a expedição contou com a contribuição de 18 espeleólogos, membros ativos e ex-alunos da SEE.  A realização deste IBITIProCa dispôs do apoio da gerência do PEI, que disponibilizou alojamentos aos pesquisadores dentro da própria estrutura do parque, com fácil acesso para todas as cavidades, além de transporte para as cavidades mais distantes.

Dentre as atividades realizadas estão:

- Trabalhos de mapeamento espeleológico na Gruta das Bromélias, Gruta do Alonso e Gruta dos Moreiras;

- Trabalhos de geomecânica na Gruta dos Coelhos;

- Estudos de hidrogeologia nas grutas Casas, Martimiano II, Tio Nelson e Bromélias;

- Desenvolvimento dos trabalhos de espeleoturismo que envolvem caracterização espeleoturística nas grutas Viajantes e Coelhos e aplicação de questionário para os visitantes do parque;

- Espeleofotografia e aerofotografia das grutas Bromélias, Manequinho e Viajantes;

- Conferência do mapa da gruta Martimiano II.

A SEE, que mais uma vez se faz presente em um projeto de grande relevância para o patrimônio espeleológico brasileiro, agradece à SPEC por mais um trabalho em conjunto e à direção do Parque Estadual do Ibitipoca pelo acolhimento e parceria.

Participantes: Aline Rodrigues, Bruno Diniz, Celso Constâncio, Gabriel Amora, Gabriel Lourenço, Guilherme Augusto, Guilherme Ribas, Isaac Rudnitzki, José Mota Neto, Luiza Clemente, Marcelo Taylor, Pedro Assunção, Rayane Freitas, Syro Lacerda, Victor Carvalho, Vitor Oliveira.

Texto: Rayane Freitas

Foto: Gabriel Lourenço