33º Congresso Brasileiro de Espeleologia

Outubro 17, 2015
a

O 33º Congresso Brasileiro de Espeleologia (33º CBE) foi realizado no período de 15 a 19 de Julho de 2015, no Centro Adventista de Treinamento, Recreação e Eventos de São Paulo (CATRE) e no Centro Paula Souza de André Lopes (ETEC), ambos em Eldorado SP, no vale do Ribeira, local de grande importância para o desenvolvimento da espeleologia como ciência no Brasil. Foi organizado pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), e contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas, e cerca de 80 trabalhos publicados. A SEE sendo o mais antigo grupo de espeleologia das américas, não poderia deixar de participar de tal evento, que tem como objetivo fortalecer cada vez mais esta comunidade científica no Brasil.

A história da SEE no Vale do Ribeira data de meados da década de 60, onde trabalhou e topografou mais de 20 grutas na região inclusive a famosa Caverna do Diabo. Devido a esta história, foi de grande orgulho e satisfação aos atuais membros o retorno da entidade ao sul de São Paulo. Logo que entramos em período de férias escolares da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no dia 11 de Julho de 2015, nos dirigimos para o Núcleo Caboclos, região central do Parque Estadual do Alto Ribeira (PETAR) e realizamos nessa região duas excursões pré-congresso. No dia 13 visitamos a Gruta Temimina e seu maravilhoso espeleotema Chuveiro, além de contemplarmos a área conhecida como Jardim Suspenso nos seus arredores. No dia 14 nos dirigimos para a Casa de Pedra, gruta com maior pórtico do mundo, com seus 215 m de altura, visto de longe mesmo através da densa mata atlântica, exuberante na região.

Com o término do nosso pré-congresso partimos para Eldorado-SP acompanhar as solenidades de abertura do evento e residimos, até o termino do mesmo, em Pariquera-açu. A SEE contando com seus membros e ex-membros no decorrer do congresso, apresentou ou esteve envolvida em 8 trabalhos em diversos eixos temáticos, além de expor nosso museu itinerante, com diversos mapas da região, banners educativos, acervo fotográfico e equipamentos antigos.

No domingo dia 19, após a eleição da nova diretoria da SBE, apresentamos nossa intenção para que o 34º CBE seja realizado em Ouro Preto, devido a tradição de que a cada 10 anos o evento seria levado de volta para o berço da espeleologia brasileira. Vale dizer que em 2017 a SEE completará 80 anos, sendo uma grande oportunidade de reunir ainda mais pessoas e fornecer um crescimento acentuado na troca de experiências entre os estudiosos da área.

Eventos como este são de grande importância para o crescimento da espeleologia no brasil, neles é possível uma grande troca de experiências e pontos de vista e é através deles que se fortalece esta comunidade científica. Gostaríamos de agradecer a UFOP e a Fundação Gorceix pelo apoio, indispensável para que tal deslocamento fosse possível e que de certa forma ajudaram no crescimento desta maravilhosa ciência. E agradecemos também ao Fabio Salvatori, pela amizade e recepção que também foram de extrema importância para nossa passagem pelo PETAR. “SEE, mantendo a chama acesa desde 1937″