Curso de Introdução à Espeleologia (CIE)

 

 

Desde 1981, o CIE apresenta a espeleologia ao meio acadêmico de Ouro Preto e aos seus moradores, promovendo a entrada de novos membros para a SEE. Este projeto é desenvolvido inteiramente pelos membros da SEE, com o apoio logístico da UFOP. A imersão ao mundo subterrâneo conta com cinco dias de palestras teóricas e dois dias de atividades práticas intensivas, oferecendo uma oportunidade única de aprendizado e exploração.

 

A seguir, conheça mais sobre o CIE:

cie

- Histórico -

Motivados pela realização do I Curso de Introdução à Espeleologia (CIE), promovido pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) durante o período de 25 de abril a 31 de maio de 1981, nas dependências do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, e com aulas práticas ministradas no Parque Estadual do Alto Ribeira (PETAR), a Sociedade Excursionista & Espeleológica dos alunos da Escola de Minas (SEE) realizou, durante os dias 28 de setembro a 4 de outubro do mesmo ano, na Escola de Minas de Ouro Preto, o II Curso de Introdução à Espeleologia (CIE).

A segunda edição do CIE, inicialmente oferecida preferencialmente para os aspirantes à SEE e ministrada pelos sócios-espeleólogos do grupo, tinha o objetivo de proporcionar aos alunos acesso aos princípios básicos e noções fundamentais da espeleologia, não havendo o anseio de apresentar trabalhos ou a formar espeleólogos.

Desde essa data, o curso é oferecido semestralmente a todos os alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), moradores da cidade de Ouro Preto e, eventualmente, aos demais interessados. Mantém o objetivo inicial de apresentar a espeleologia, suas particularidades, e sua importância ambiental e científica. Além disso, este curso é o primeiro contato para que os alunos participantes possam se tornar aspirantes da entidade (AGUIAR & LOUREIRO 2017). Dessa forma, o CIE movimenta o quadro de membros da SEE e permite a manutenção e realização dos projetos vigentes.

 

cie

- Programação -

O curso totaliza 30 horas de atividades extracurriculares certificadas, divididas entre teoria e prática.

A parte teórica consiste em palestras, que são divididas em 11 temas interdisciplinares: Arqueologia e Paleontologia em Cavernas, Biologia Subterrânea, Espeleofotografia; Espeleotemas, Espeleoturismo, Exploração e Segurança em Cavernas, Geomorfologia Cárstica, Introdução Histórica; Legislação Espeleológica e Proteção ao Patrimônio Espeleológico, Mapeamento Espeleológico e Meteorologia Hipógea (AGUIAR & LOUREIRO 2017). Além disso, há sempre um tema extra, que varia a cada edição.

Na parte prática, os alunos participantes são conduzidos pelos monitores, os mesmos que apresentaram as palestras, para conhecer alguma região cárstica, preferencialmente próxima à cidade de Ouro Preto. Durante esta atividade, além de apresentar as feições geomorfológicas do exocarste e endocarste, é oferecida uma noção básica do mapeamento espeleológico segundo normas e padrões conhecidos (normalmente BCRA).

 

cie

- Apoio, Logística e Expansão do CIE -

A UFOP apoia o acontecimento do curso ao oferecer estrutura para a realização das palestras e transporte para a parte prática, que inclui a visita a ambientes cársticos. Ultimamente, são feitas visitas nas regiões de Lagoa Santa, Cordisburgo e Pains.

A realização periódica e o contato com profissionais, empresas e demais instituições, criam uma rede de difusão da ciência espeleológica e abrem um leque de oportunidades para os alunos interessados, mesmo de outras instituições.

Reconhecendo a demanda e oportunidade do CIE, a SEE já ofereceu o curso para os alunos da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucurí, no ano de 2016, em Diamantina, Minas Gerais. 

 

cieVenha fazer parte desta experiência e se junte à Sociedade Espeleológica e Excursionista para novas pesquisas e aventuras!

 

Abaixo, segue o link para download da Ficha de Anamnese, que deve ser anexada ao Formulário de Inscrição, quando este for divulgado nas Redes Sociais Oficiais da SEE.

Acompanhe: @SEE_1937

 

ficha_de_anamnese_saidas_de_campo_see.docx69 KB