CURSO DE INTRODUÇÃO À ESPELEOLOGIA 16.2

F5

A Sociedade Excursionista e Espeleológica dos Alunos da Escola de Minas (SEE/EM), ofereceu entre os dias 10 e 14 de abril deste ano mais um “Curso de Introdução à Espeleologia”. As vagas foram rapidamente preenchidas e os inscritos cursam áreas acadêmicas diversas, como engenharia ambiental, geológica, biologia, geografia, entre outros.

O curso é divido em parte teórica e prática. Durante os dias 10, 11 e 12 os participantes assistiram aulas teóricas onde foram apresentados os temas: Introdução à Espeleologia, Geomorfologia, Meteorologia Hipógea, Paleontologia e Arqueologia, Espeleotemas, Espeleofotografia, Bioespeleologia, Legislação Ambiental e Espeleológica, Mapeamento Espeleológico, Espeleoturismo e Exploração e Segurança. Nos dias 13 e 14, realizou-se a parte prática do curso, no município de Cordisburgo (MG) na Gruta Morena, onde realizou-se a exploração e a aplicação das técnicas de mapeamento espeleológico.

A Gruta de Morena é a maior caverna dos arredores da região, possui desenvolvimento horizontal de cerca de 4.620m e recentemente foi incluída na área de influência da Gruta de Maquiné com o propósito de proteção de todo patrimônio espeleológico.

O curso é uma importante ocasião para aproximar a comunidade acadêmica ao fascinante mundo subterrâneo, de uma forma diferente, com segurança, conhecimento e divertimento. Não é necessário nenhum pré-requisito de habilidade específica, somente a vontade de experimentar algo novo.

O principal objetivo do curso é apresentar a ciência, ainda bastante desconhecida, sensibilizar o público para a importância das grutas como reserva indispensável ao ambiente, além de atrair novos membros para a entidade. A SEE sempre está à procura de estudantes de diversas áreas para complementar nosso trabalho com excelência de forma interdisciplinar.

A SEE agradece às secretarias de meio ambiente, turismo esporte e lazer de Cordisburgo, em especial a Raquel e ao Eduardo, por nos acolher nos dias de campo. Aos interessados, as reuniões acontecem todas as terças-feiras às 19h30 na sala 34 da Escola de Minas do Centro Histórico de Ouro Preto.

Fotos Gabriel Lourenço, Wendy Tanikawa e Bruno Fernandes.