Revista Espeleologia Digital

A Revista Espeleologia Digital é uma publicação bienal, realizada pela Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE), com o objetivo de reunir e divulgar trabalhos relacionados à área da espeleologia. As publicações apresentam caráter informativo, promovendo a disseminação do conhecimento científico e demais atividades ligadas ao mundo subterrâneo por meio da Política de Acesso Livre.

O periódico contribui para a valorização da ciência como forma de desenvolvimento, além de englobar e promover debates fundamentais em âmbito nacional, como a preservação do patrimônio espeleológico.

Histórico

O primeiro fascículo da Revista Espeleologia da Sociedade Excursionista e Espeleológica da Escola de Minas de Ouro Preto foi lançado em novembro de 1969. A Revista foi a primeira publicação periódica do Brasil e da América Latina relacionada à espeleologia e surgiu com o intuito de preencher uma lacuna até então existente nessa área. 

Na sessão de 04 de novembro de 1966, quando houve a comemoração do Jubileu de Prata da Sociedade Excursionista e Espeleológica dos Alunos da Escola de Minas, em Ouro Preto, foi lido o seguinte histórico sintético da SEE: “ Apenas na qualidade de um dos fundadores de uma entidade estudantil que tem, apesar de todos os percalços e dificuldades, uma trintena de anos de idade, é que vimos à vossa presença. Apesar da idade, continuamos espeleólogos. Compilando os nossos livros de excursões e atas de Diretorias passados, confeccionamos o resumo histórico que vos será lido dentro em pouco.” - Prof Almeida Rolff 

Essa passagem foi publicada na primeira edição da Revista Espeleologia, e trata-se de uma das primeiras menções ao interesse dos sócios da SEE em publicarem uma edição periódica com os produtos gerados pela entidade e por parceiros ao longo do histórico da SEE, que vem desde a sua fundação em 12 de outubro de 1937. Desde então, a entidade continua produzindo e fomentando de forma contínua  a ciência espeleológica, assim mantendo a chama acesa e acendendo novas chamas na espeleologia ao contribuir com o progresso científico. 

A necessidade de disponibilizar a revista em rede eclodiu com os avanços da internet e o aumento da produção de conteúdos digitais. A primeira edição eletrônica da revista foi lançada em junho de 2017 e, a partir deste ano, a revista passou a se chamar Revista Espeleologia Digital além de disponibilizar todas as edições anteriores no site oficial da entidade.

Ultima Edição

digital_n2

Revista Espeleologia Digital Nº 2.

Essa edição é comemorativa aos 50 anos de lançamento da revista e conta com trabalhos diversos, artigos de opinião e dados históricos sobre o desenvolvimento da espeleologia no Brasil.

A edição foi publicada no dia 12/10, data em que a SEE comemora 82 anos de fundação.

 

Revista Espeleologia Digital Nº2