Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Espeleologia Digital é uma publicação anual, realizada pela Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE), com o objetivo de reunir e divulgar trabalhos relacionados à área da espeleologia. As publicações apresentam caráter informativo, promovendo a disseminação do conhecimento científico e demais atividades ligadas ao mundo subterrâneo por meio da Política de Acesso Livre.

O periódico contribui para a valorização da ciência como forma de desenvolvimento, além de englobar e promover debates fundamentais em âmbito nacional, como a preservação do patrimônio espeleológico.

Processo de Avaliação

O processo de avaliação dos artigos submetidos à revista consiste nas seguintes etapas:

1.    Avaliação preliminar por um dos membros da Comissão Editorial, para associar o trabalho com um dos temas da revista e repassar ao responsável pela correção;

2.    Análise por um(a) membro(a) da Comissão Avaliadora responsável pelo tema em que o trabalho se enquadra. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria;

3.    Após a análise da comissão, o artigo poderá ser enquadrado em uma das seguintes situações:

(I) aprovado;

(II) aprovado com pequenas correções (retorna aos autores)***;

(III) aprovado com correções significativas (retorna aos autores)***;

(IV) reprovado.

 *** Trabalhos com correções pequenas ou significativas, poderão ser novamente submetidos após a sua reformulação conforme as orientações dos avaliadores.

4.    Em caso de aceitação, o autor ou primeiro autor do artigo responde pela sua autorização para publicação e cessão integral dos direitos autorais do artigo de acordo com as normas da Revista Espeleologia Digital.

5.    O prazo previsto de avaliação do trabalho submetido é de, no máximo, dois meses. Serão disponíveis dois meses para correções e modificações eventualmente sugeridas.

6.    A revista se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitado o estilo do autor. As provas finais não serão devolvidas aos autores.

7.    Não são cobradas taxas de submissão, avaliação ou editoração.

8.   As opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Periodicidade

Anteriormente, meados da década de 70, a Revista Espeleologia era disseminada em formato físico e variava seu periódico entre anual e bienal. A partir da primeira Revista Espeleologia Digital divulgada em 2017, sua periodicidade passa a ser comumente publicada a cada ano com o intuito de fornecer informações relevantes à comunidade acadêmica e interessados em espeleologia de forma democrática, baseada em sua Política de Acesso Livre.

Política de acesso livre:

A Revista Espeleologia Digital segue a Política de Acesso Livre ao seu conteúdo pela disponibilização de forma gratuita do conhecimento científico. Sendo assim, democratiza o acesso às informações sobre espeleologia e áreas afins por ser uma ciência vasta e multidisciplinar. Portanto, não são cobradas taxas de assinatura, submissões, avaliações, edições e publicações.

Histórico

O primeiro fascículo da Revista Espeleologia da Sociedade Excursionista e Espeleológica da Escola de Minas de Ouro Preto foi lançado em novembro de 1969. A Revista foi a primeira publicação periódica do Brasil e da América Latina relacionada à espeleologia e surgiu com o intuito de preencher uma lacuna até então existente nessa área. 

Na sessão de 04 de novembro de 1966, quando houve a comemoração do Jubileu de Prata da Sociedade Excursionista e Espeleológica dos Alunos da Escola de Minas, em Ouro Preto, foi lido o seguinte histórico sintético da SEE: “ Apenas na qualidade de um dos fundadores de uma entidade estudantil que tem, apesar de todos os percalços e dificuldades, uma trintena de anos de idade, é que vimos à vossa presença. Apesar da idade, continuamos espeleólogos. Compilando os nossos livros de excursões e atas de Diretorias passados, confeccionamos o resumo histórico que vos será lido dentro em pouco.” - Prof Almeida Rolff 

Essa passagem foi publicada na primeira edição da Revista Espeleologia, e trata-se de uma das primeiras menções ao interesse dos sócios da SEE em publicarem uma edição periódica com os produtos gerados pela entidade e por parceiros ao longo do histórico da SEE, que vem desde a sua fundação em 12 de outubro de 1937. Desde então, a entidade continua produzindo e fomentando de forma contínua  a ciência espeleológica, assim mantendo a chama acesa e acendendo novas chamas na espeleologia ao contribuir com o progresso científico. 

A necessidade de disponibilizar a revista em rede eclodiu com os avanços da internet e o aumento da produção de conteúdos digitais. A primeira edição eletrônica da revista foi lançada em junho de 2017 e, a partir deste ano, a revista passou a se chamar Revista Espeleologia Digital além de disponibilizar todas as edições anteriores no site oficial da entidade.