A SEE

No ano de 1937, um grupo de alunos da então Escola de Minas e Metalurgia de Ouro Preto, inspirados pela leitura de publicações estrangeiras relacionadas a um ramo novo das Ciências Naturais, a Espeleologia, fundaram a Sociedade Excursionista e Speleológica (SES). Hoje a entidade é denominada: Sociedade Excursionista e Espeleológica dos Alunos da Escola de Minas de Ouro Preto (SEE).

historica_arquivo_see.png

A partir da sua fundação em 1937, a S.E.E. caracterizou-se pela realização de estudos científicos de elevado padrão técnico, abrangendo todas as áreas da espeleologia. Sua intensa atuação culminou com a publicação da Revista Espeleologia e a realização de trabalhos por todo o território nacional, . A S.E.E. também sempre teve um importante papel na formação acadêmica dos membros que nela atuaram, desde então, sucessivas gerações de alunos da Escola de Minas e posteriormente da UFOP, continuam seguindo os ideais de seus fundadores: Victor Dequech, Walter Von Krüger, Paulo Anníbal M. de Almeida Rolff, Lisanel de Melo Motta, Murilo de Andrade Abreu e Sandoval C. de Almeida, adentrando o desconhecido subterrâneo.

Esta ligação histórica com a Escola de Minas conferiu um caráter único à entidade, permitindo a renovação constante do quadro de membros, além do apoio e suporte institucional, proporcionando a realização de atividades de pesquisas espeleológicas ininterruptas desde 1938 até os dias atuais.

santuario_gabriel_lourenço

Presente em muitas descobertas e mapeamento das grandes cavernas brasileiras, a instituição participa ativamente na realização dos congressos espeleológicos, que a cada dez anos retornam a Ouro Preto – MG, cidade sede da Sociedade. Em 1969 auxiliou na criação da Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE, sendo a primeira associada e publicando a Revista Espeleologia, primeira totalmente dedicada à área no Brasil, lançada em 1968 e atualmente em sua 13° edição.

A espeleologia é uma ciência interdisciplinar e a presença de novos olhares e pensamentos pode acrescentar discussões inéditas e contribuir para o avanço dessa área.  A entidade é aberta à todos os estudantes da UFOP e conta com reuniões semanais, que acontecem em sua sede às terças-feiras e começam às 19:30. 

see