Curso de Introdução a Espeleologia - CIE 2013/2

a

O Curso de Introdução à Espeleologia, organizado semestralmente pela Sociedade Excursionista & Espeleológica – SEE, tem o intuito de propagar o conhecimento espeleológico no meio acadêmico da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

O curso é realizado em duas etapas, uma teórica e outra prática. A primeira apresenta aos alunos o conhecimento espeleológico em todas suas vertentes , como bioespeleologia, espeleofotografia, espeleocartografia e outras, além de apresentar parte da legislação ambiental aplicada às cavernas. A parte prática, realizada na cidade de Pains – MG, foi preenchida com visitas as cavernas Zé do Brega, Santuário e Zézim Beraldo, caminhada pelas áreas cársticas da região para visualização de dolinas, afloramentos e outras peculiaridades do ambiente cárstico. Uma visita ao MAC – Museu Arqueológico do Carste do Alto do São Francisco, também em Pains, apresentou aos participantes o potencial arqueológico da região.

O aluno de Ciências Biológicas Breno Calmon, em entrevista à SEE, falou do aprendizado com o CIE:
“As palestras apresentadas no CIE mostraram conhecimento e técnicas sobre a espeleologia, desde o que levar para o trabalho de campo até técnicas de segurança, foi extremamente útil, já que meu primeiro contato com espeleologia foi no CIE. Interessei-me muito pela espeleologia, principalmente pela parte da biologia. Mas gostei de todas as palestras ministradas. A experiência em campo foi incrível, passar por condutos estreitos e ver a biodiversidade dentro de uma caverna foi ótimo. ’’
Graças ao CIE, a sociedade espeleológica mais antiga das Américas consegue atrair novos membros e dar continuidade aos seus trabalhos com excelência.
Reuniões às terças feiras, 20 horas na sala 34 da Escola de Minas do Centro Histórico.