CIE 2014/1

a

O Curso de Introdução à Espeleologia (CIE), é organizado semestralmente pelos membros da Sociedade Excursionista Espeleológica (SEE). Ele tem como objetivo, iniciar o caminho para o estudo espeleológico.

Sua programação conta com um total de 30 horas de atividade, sendo 11 horas de palestras e 19 horas de campo, realizadas na região cárstica de Pains-MG

As palestras apresentam aos alunos, o conhecimento espeleológico em todas suas vertentes, além de apresentar parte da legislação ambiental aplicada às cavernas.

Na parte prática, realizada na cidade de Pains, foram apresentadas as grutas Zé do Brega, Santuário e  Abrigo da Perdição, e também foi feita uma visita ao MAC – Museu Arqueológico do Carste do Alto do São Francisco. Nele são expostos artefatos arqueológicos que ajudam a contar a história da ocupação humana regional, que remonta há 12 milênios, reunindo achados arqueológicos encontrados em oito municípios do Alto São Francisco.

Durante a exploração das grutas nos foram apresentados vários tipos de espeleotemas, que são formações rochosas que ocorrem tipicamente no interior de cavernas como resultado da sedimentação e cristalização de minerais dissolvidos na água dessas regiões  cársticas, juntamente fora treinado técnicas de mapeamento espeleológico.

A exploração de cavernas é uma prática intensa, muitas vezes é necessário vencer obstáculos, é preciso se arrastar, às vezes escalar, comer com as mãos sujas, sair enlameado dos pés a cabeça,mas a experiência de entrar no total desconhecido, na ausência total de luz ,contemplar vestígios de seres milenares,conseguir visualizar e entender como tudo surgiu, além de ser visualmente incrível faz da espeleologia um estudo estimulante.

Graças ao CIE, a sociedade espeleológica mais antiga das Américas consegue atrair novos membros, sendo uma boa forma de entender a importância de sua existência e dar continuidade aos seus trabalhos com excelência. Estamos sempre a procura de novos integrantes , as reuniões são realizadas às terças feiras, 20 horas na sala 34 da Escola de Minas do Centro Histórico.

a