Curso de Introdução à Espeleologia - CIE 23.1

O Curso de Introdução à Espeleologia (CIE) é tradicionalmente realizado pela Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desde 1981. Nesta edição, o curso ocorreu entre os dias de 26 de junho a 2 de julho e foi composto por atividades teóricas e práticas. A atividade contou com 18 monitores(as) da SEE e 21 participantes, entre eles 16 alunos da UFOP de diferentes cursos, dois representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Preto, duas pessoas nativas de Ouro Preto e duas pessoas de fora da cidade. O curso apresentou e possibilitou uma experiência inicial das várias ciências e riquezas relacionadas à espeleologia, bem como instruiu sobre o cuidado e zelo necessários para a preservação do patrimônio espeleológico.

A atividade teórica foi realizada na UFOP, no Auditório II do Departamento de Geologia (DEGEO), durante cinco dias úteis consecutivos no período noturno, conforme é feito tradicionalmente. Os membros e frequentadores da SEE ministraram palestras com os seguintes temas: Introdução à Espeleologia, Geomorfologia Cárstica, Espeleotemas, Espeleoturismo, Biologia Subterrânea, Paleontologia e Arqueologia, Climatologia Subterrânea, Espeleofotografia, Exploração e Segurança, Mapeamento Espeleológico e Legislação e Proteção. Além disso, a sócia ex-aluna da entidade, Mariana Timo, incrementou a parte teórica ao ministrar a palestra “Geoturismo, Geodiversidade e Geoconservação em Áreas Cársticas, totalizando 12 palestras no total.

A atividade prática foi realizada no Parque Estadual do Sumidouro (PESU), localizado nos municípios de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, nas Grutas Lapa das Pacas e Túneis, durante dois dias consecutivos no final de semana.

O primeiro dia foi dedicado ao reconhecimento e exploração das duas cavidades, e para isso, os alunos e monitores foram divididos em duas equipes, sendo cada equipe acompanhada por um monitor guia do PESU, que juntos, partiram rumo ao mundo subterrâneo. As equipes se reuniram novamente para um lanche coletivo, durante o qual trocaram conhecimentos e entusiasmos, antes de seguir para a cavidade complementar.  Ao final do dia, todos retornaram ao transporte e se direcionaram ao alojamento, onde se alimentaram e comemoraram o sucesso do primeiro dia de campo.

O segundo dia foi dedicado à espeleotopografia (mapeamento) da Gruta Túneis. Desta vez, um monitor guia do PESU acompanhou o grupo, e os alunos e monitores foram divididos em quatro equipes, cada uma delas designada para um setor diferente da cavidade. Ao chegar ao local, cada equipe relembrou os conceitos e dinâmicas necessárias para a prática, principalmente sobre as instruções de uso dos equipamentos de topografia e as funções a serem executadas por cada membro da equipe. Em seguida, o mapeamento foi iniciado e os alunos puderam aplicar na prática as funções que permitiram um aprendizado introdutório a respeito do mapeamento espeleológico. A atividade foi encerrada ainda durante o período da tarde, pois a logística previa o retorno a Ouro Preto às 17 horas.

As cavernas Lapa das Pacas e Túneis foram escolhidas por proporcionarem uma experiência abrangente para os alunos. Durante as atividades, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar, muitos pela primeira vez, situações comuns no mundo da espeleologia, como a presença de poeira, condutos estreitos, salões alagados, a necessidade de rastejar e a presença de lama. Essas experiências proporcionaram uma imersão nas realidades desafiadoras e características peculiares do ambiente espeleológico.

A SEE agradece à UFOP pelo fornecimento do transporte, ao motorista André, e ao Professor Dr. Isaac D. Rudnitzki por mais uma vez acompanhar, apoiar e enriquecer o desenvolvimento das atividades. À gerência do PESU, representada pelo coordenador Sr. Rodrigo Teribelee pela Érika Oliveira, pela autorização de uso das cavernas e por toda a infraestrutura do Parque, bem como ao Sr. Marco Aurélio e Maurício, pela permissão do acesso à Gruta Lapa das Pacas, aos seus funcionários, em especial aos monitores guias Greice, Wederson e Wander, que acompanharam as atividades, à Urbanes Parques e às funcionárias Paloma e Débora, facilitadoras do evento, ao Vander pelo preparo de todas as refeições dos participantes. Aos monitores(as) pela execução do CIE, em especial à sócia ex-aluna Mariana Barbosa Timo e à sócia colaboradora Dyana Cardoso.

Agradecemos também a todos(as) que direta ou indiretamente contribuíram para a realização deste Curso de Introdução à Espeleologia de 2023.1, e que assim mantêm a chama acesa!

Autores: Beatriz Pires, Giulio Pacheco e Ana Eliza Medeiros (BDF).

Fotos: Antônio Sérgio Souza Neto, Beatriz Pires, Maira Mendes Ferreira, Maria Clara Barboza Pires, Maria Isidora Rodrigues Lopes (Zizi), Rafaela Elizabete Araújo Maia, Tiago Vilaça Bastos (Fox), Vitor Oliveira Martins (Pará).