Curso de Introdução à Espeleologia - CIE 22.2

CIE 22.2

A Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realizou, nos dias 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023, a nova edição do Curso de Introdução à Espeleologia (CIE). O curso é tradicionalmente realizado pela SEE desde 1981, apresentando as várias ciências e riquezas relacionadas à espeleologia, assim como a necessidade de seu cuidado, permitindo que estudantes de diversos cursos compreendam de forma ampla os temas espeleológicos. Esta última edição contou com 32 participantes não restritos à UFOP e 22 instrutores, sendo realizada em cinco dias consecutivos de palestras interdisciplinares, seguidos por dois dias de atividades práticas em três cavernas distintas.

As palestras foram ministradas por alunos membros da SEE, no período noturno, no Auditório II do Departamento de Geologia da UFOP (DEGEO-UFOP), contando com os temas Introdução à Espeleologia, Geomorfologia Cárstica, Espeleotemas, Espeleoturismo, Biologia Subterrânea, Arqueologia e Paleontologia, Climatologia Hipógea, Espeleofotografia, Exploração e Segurança, Mapeamento Espeleológico e Legislação e Proteção do Patrimônio Espeleológico. Visando a segurança e o aproveitamento dos participantes, foi necessário o cumprimento de 75% do conteúdo teórico para a sessão prática.

As atividades exploratórias foram realizadas na Gruta Lapa das Pacas e na Gruta dos Túneis, localizadas no Parque Estadual do Sumidouro (PESU), em Lagoa Santa - MG, onde os participantes adentraram no espaço subterrâneo e puderam experimentar situações comuns à prática de espeleologia: passagens apertadas, rastejo, condutos alagados, poeira e lama. Já a prática de espeleotopografia (mapeamento) foi realizada na Lapa de Antônio Pereira, em Ouro Preto - MG, mediante a criação de equipes de alunos que, acompanhados por monitores, mapearam os setores da gruta. Esta atividade permitiu que os alunos utilizassem os equipamentos de topografia (bússola, clinômetro, trena, transferidor, papel milimetrado, lapiseira e borracha) além de aplicar a metodologia clássica de topografia, elaborando assim as plantas baixas, os cortes e os perfis. Ao final das atividades de campo ocorreu uma breve reunião de fechamento, onde foram compartilhados os conhecimentos adquiridos e aberta a palavra aos participantes. Estas atividades de campo ocorreram no sábado das 07:00às 21:00, já no domingo, elas se iniciaram às 07:00, com retorno às 16:00.

Um ponto de muita alegria e motivação neste CIE foi o retorno as atividades de campo da espeleóloga e membra da SEE, Lívia Tessarolo Zerbini Prandini (Livinha), que após um longo período de recuperação devido a um grave acidente ocorrido durante o mapeamento da Gruta do Bocão em Ibitipoca, retornou com grande estilo e empenho às atividades de campo da SEE.

A SEE agradece em especial à UFOP, pelo oferecimento do transporte e dos motoristas; à Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Preto, representada por Pedro Rodrigues, que forneceu a autorização das atividades na Lapa de Antônio Pereira; ao Parque do Sumidouro, representado pelo coordenador Sr. Rodrigo Teribele e pela Érika Oliveira, pela autorização de uso das cavernas e por toda a infraestrutura do PESU, ao Sr. Marco Aurélio pela permissão de acesso a Gruta Lapa das Pacas, ao professor Dr. Isaac D. Rudnitzki, por acompanhar e pelo apoio contínuo as atividades; aos ex-alunos e monitores pela elaboração e pela execução do CIE; em especial à Mariana Barbosa Timo, à Dyana Cardoso, ao José Mota Neto (Neto), ao Pedro Henrique da Silva Assunção (Smigol) e à Wendy Tanikawa Yoshizumi.

Por fim, agradecemos a todos que contribuíram direta ou indiretamente para a realização deste CIE 22.2 e que desta forma mantêm a chama acessa!

Autores: Beatriz Pires, Carlieze Conceição, Henrique Fonseca, Maria Fernanda Pimentel, Nicolas Ferreira, Tiago Bastos.

Fotos: Adélia Gazzinelli, Arthur Primola, Henrique Fonseca.