Curso de Introdução à Espeleologia (CIE) - 19.1

cie_turma

A Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) realizou, entre os dias 29 de abril e 05 de maio deste ano, mais um Curso de Introdução à Espeleologia (CIE) para os alunos da UFOP. Os participantes estão ligados a diversas áreas acadêmicas, como engenharia ambiental, geológica, biologia, geografia, turismo, entre outros. O curso busca inserir os alunos no mundo subterrâneo de forma dinâmica, através de palestras e atividades de campo, a fim da conscientização quanto à importância do mundo subterrâneo.

O curso é divido em duas partes, uma teórica e outra prática. Durante os dias 29 de abril a 02 de maio os participantes assistiram aulas teóricas onde foram apresentados os seguintes temas: Introdução à Espeleologia, Geomorfologia Cárstica, Meteorologia Hipógea, Paleontologia e Arqueologia, Espeleotemas, Espeleofotografia, Biologia Subterrânea, Legislação Ambiental e Espeleológica, Mapeamento Espeleológico, Espeleoturismo e Exploração e Segurança. Ao longo dos dias 04 e 05 de maio foi realizada a parte prática do curso, através de visitas às Grutas da Morena e Rei do Mato, situadas respectivamente nos municípios de Cordisburgo (MG) e Sete Lagoas (MG). A partir da imersão dos participantes no mundo subterrâneo, foi possível transmitir conhecimentos sobre exploração e técnicas
sobre mapeamento espeleológico.

A Gruta da Morena é a maior caverna da região, possui desenvolvimento horizontal aproximado de 4.620m e seus condutos apresentam conteúdos científicos e contemplativos abundantes, além de diversos espeleotemas raros que integram suas paredes, pisos e tetos. Esses atributos garantem o grau de relevância máximo e condicionam a proteção absoluta de todo o patrimônio espeleológico contido nesta área.

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato é uma Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral e possui formações de estalagmite e estalactite raras em todo o mundo. A Gruta impressiona com 998 metros de extensão, sendo apenas 220 metros abertos ao turismo e modificados através de passarelas, escadarias e luzes artificiais. A caverna possui salões muito volumosos e desníveis de até 30 metros. A Rei do Mato é considerada uma gruta ainda “viva”, pois está em contínuo processo de formação através da ação das águas. A Grutinha, cavidade situada ao lado da Rei do Mato, também foi visitada pelo grupo e exibe muitas pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal e datadas em seis mil anos.

O curso é uma importante ocasião para aproximar a comunidade acadêmica ao fascinante mundo subterrâneo, através de uma abordagem única que une segurança, ciência e diversão. Não é necessário nenhum pré-requisito ou habilidade específica para realizar o CIE, além da vontade de explorar o desconhecido. O principal objetivo do curso é apresentar a ciência espeleologia, que ainda se apresenta desconhecida em muitos cenários, além de sensibilizar o público para a importância das grutas como uma reserva indispensável ao ambiente e ainda atrair novos membros para a entidade. Os projetos da SEE demandam estudantes de diversas áreas científicas para complementar o trabalho da entidade de forma interdisciplinar.

A SEE agradece a Prefeitura Municipal e Secretaria de Turismo de Cordisburgo, por nos acolher na Escola Municipal Octacilio Negrao de Lima durante os dias de campo, além do Sr. Amarildo pela disponibilidade em nos acompanhar durante a visita e pelo delicioso café da manhã oferecido. Agradecemos também aos responsáveis do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, em especial a gerente Maria Honorina e demais condutores ambientais que puderam nos guiar de maneira enriquecedora.

Fotos: Gabriel Lourenço