CURSO DE INTRODUÇÃO À ESPELEOLOGIA 17.2

cie

Do dia 30 de outubro a 05 de novembro, a SEE realizou mais um bem sucedido curso de introdução à espeleologia. Ao longo dos anos, a entidade vem lutando para preservar a sua continuação na formação de novos membros. A cada edição, uma turma animada, tem a oportunidade de vivenciar importante experiência no mundo subterrâneo.

Nesta edição, houve uma grande adesão com 20 participantes de diversos cursos como a biologia, economia, jornalismo, artes cênicas e a geologia, o que comprova o interesse multidisciplinar da espeleologia.

O curso está estruturado em 4 dias de palestras realizadas em Ouro Preto, onde ocorre o compartilhamento de conhecimento científico sobre os diversos temas relacionados a gênese, características, segurança e conservação das cavidades; na sequência, os alunos tiveram 3 dias de trabalhos práticos de prospecção e mapeamento. Para a parte prática, a gruta da morena foi mais uma vez prestigiada não só devido a sua dimensão e relevância geológica, mas também por sua beleza cênica; na oportunidade, a turma 2017.2 foi muito bem recebida pela Sra. Vera, filha do Sr. Roxo, proprietário da terra onde se encontra a cavidade e também, uma das “morenas” que dá nome a famosa gruta.

Além do trabalho de campo realizado na gruta da Morena, a turma foi recebida no museu “Casa de Guimarães Rosa” para conhecer a obra deste escritor, a visita representou um enriquecimento cultural relevante a muitos jovens que ainda não conheciam o universo do autor de obras como “O Grande sertão veredas” e “Sagarana”.

Agradecemos a todos os participantes e parceiros desta importante iniciativa, em especial a Fundação Gorceix e UFOP pelo pronto apoio na realização de mais uma edição do curso de introdução a espeleologia e, na nobre missão de manter a chama acesa, desde 1937.

Para ver mais fotos, acesse:

Texto: Cláudia Pessoa