37º Congresso Brasileiro de Espeleologia e Expedição ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

37º Congresso Brasileiro de Espeleologia e Expedição ao PETAR

Dos dias 26 a 29 de julho de 2023, ocorreu em Curitiba-PR, o 37º Congresso Brasileiro de Espeleologia (CBE), com o tema: “A espeleologia brasileira em perspectiva: busca de unidade para realidades múltiplas” e a SEE não poderia deixar de fazer parte desse evento tão importante para a espeleologia nacional, sobretudo no que tange ao encontro e às discussões acerca do patrimônio espeleológico. Mais uma vez a SEE esteve muito bem representada, marcando presença com 26 de seus membros.

Durante o congresso, houve a cerimônia do II Prêmio Nacional de Espeleologia – Michel Le Bret em que quatro sócios, atuais e veteranos, foram contemplados com premiações, sendo estas: 1º Lugar na categoria Pós-graduação, 1º Lugar na categoria Jovem Espeleólogo e 1º e 2º Lugar na categoria Seção Técnica. Além disso, duas premiações de fotografias também foram contempladas por membros da entidade.

Além de palestras, apresentações orais, banners e debates ricos e diversos acerca da espeleologia, a programação contou também com a mostra coletiva "EspeleoArte", com exposições artísticas e culturais que levaram um pouco de nossas cavernas para a comunidade local e relembraram à comunidade espeleológica o exercício do olhar poético e lúdico.

Encerrado o CBE a SEE partiu rumo ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), excursionismo que se tornou mais um marco na história da SEE. Portávamos o livro “Maravilhoso Brasil Subterrâneo” de Michel Le Bret, que logo no prefácio conta participação ativa da SEE no I CNE – Primeiro Congresso Nacional de Espeleologia do Brasil na Gruta Casa de Pedra, Iporanga-SP, em 1964, onde garantiu que os três congressos seguintes ocorressem em Ouro Preto. A leitura veio a calhar, despertando os imaginados mesmos sentimentos de 59 anos atrás: de realização, de pertencimento e de manter a chama acesa.

Antes desta expedição (2023), a última vez que a SEE esteve no PETAR foi no excursionismo realizado antes do 33º CBE, em 2015, onde visitaram apenas o pórtico da Gruta Casa de Pedra. Aquele foi o momento de buscar mais uma vez a organização do Congresso subsequente, de 2017, que ocorreu em Ouro Preto. Mas agora a SEE não apenas visitou o pórtico como também realizou toda a travessia da Casa de Pedra com três membros que estavam presentes anteriormente: Lorena Pires (Dislalia), Pedro Henrique Assunção (Smigol) e Bruno Diniz (Palkebranu). Além de concretizar um objetivo iniciado oito anos atrás, revivemos as expectativas de trazer um próximo CBE para casa de novo, em 2027. Ir ao PETAR se tornou um bom presságio, não apenas pela organização do CBE que retorna a Ouro Preto a cada dez anos, mas também pela reafirmação de nossa história como Sociedade Excursionista e Espeleológica.

No dia 31 de julho chegamos ao Núcleo Ouro Grosso, onde ficamos hospedados por indicação de amigos do EGRIC e cortesia da gestão do PETAR, que nos recebeu gentilmente.  Visitamos também as grutas Santana, Morro Preto, Temimina, Ouro Grosso e Água Suja, em um corpo que somou 26 espeleólogos da SEE. Em todas fomos acompanhados dos guias Maurício Andrade, Paulinho, Eduardo Oliveira Santos e Alisson Marinho, que foram excepcionalmente atenciosos, profissionais e, antes de qualquer coisa, bons espeleólogos.

Agradecemos a todos os membros atuais que mais uma vez se organizaram em prol do pilar que o excursionismo representa para nossa instituição, especialmente aos veteranos, que sempre incentivam, apoiam e, de alguma forma, se fazem presentes.

Desde 1937, mantendo a chama acesa!

 

Autoras: Amanda Caporali e Ana Eliza Medeiros.