50 ANOS DA SBE

50_sbe

No dia 1º de novembro de 2019 a Sociedade Brasileira de Espeleologia – SBE completou seus 50 anos de existência. Para celebrar a data, foi promovido um encontro na sede da sociedade, localizada no Parque Taquaral na cidade de Campinas, São Paulo ente os dias 02 e 03 do mesmo mês.

O encontro contou com a participação de 17 grupos de espeleologia e entre eles, estava a Sociedade Excursionista e Espeleológica – SEE, representada por 4 membros.

No sábado (02) pela manhã as atividades foram iniciadas com a apresentação da Seção de Espeleorresgate da SBE (SBE/SER). Foram expostas as estruturações da seção, seus membros, projetos e funcionamento da divisão no país. Sempre salientando para a importância de se manter o treinamento de espeleólogos para atividades de salvamento em cavernas e até mesmo para a manutenção de técnicas de segurança visando evitar acidentes. Para finalizar, os membros da SER promoveram um momento de atividades práticas de técnicas verticais nas árvores próximas à sede da SBE.

No período da tarde, iniciaram-se as apresentações orais de cada grupo. Estas se sucederam de forma cronológica. Como primeiro grupo de pesquisas espeleológicas das Américas e primeira associada da SBE, a SEE iniciou a fala com seu presidente José Mota. Na ocasião, ele apresentou o histórico da criação da entidade, fotos e documentos, falou da relação SEE – SBE desde a criação da sociedade brasileira na cidade de Ouro Preto até os dias atuais e também dos principais projetos em andamento.

A educação ambiental e a disseminação do conhecimento espeleológico foram os principais temas abordados pelos 17 grupos presentes.

Na manhã de domingo (03), ocorreu o lançamento do Ano Internacional das Cavernas e do Carste 2021, como iniciativa da União Internacional de Espeleologia – UIS para fomentar a espeleologia de maneira geral em todo o mundo. Além disso, a SBE lançou a nova edição da revista Espeleo-Tema, que chega a seu 29º volume.

O dia também foi marcado pela inauguração da Galeria “Michel Le Bret” de presidentes da SBE que registra em fotos todos os grandes nomes da espeleologia que presidiram a instituição.

Para finalizar as atividades do fim de semana, a SBE ofereceu um churrasco para os participantes do evento que foi marcado por boas histórias e muita troca de ideias entre espeleólogos experientes e iniciantes de todo Brasil.

A SEE agradece a comissão organizadora do evento pelo convite, ao Cassimiro (OE/Guano) e a Neli pelo apoio com transporte e recepção na cidade de Campinas, tornando viável a participação da entidade nas comemorações de 50 anos da SBE.

 

Fotos: Eduardo Guilherme Piazentim/EGRIC