A Participação da SEE no I Encontro de Estudos Subterrâneos, SP

A Participação da SEE no I Encontro de EStudos Subterrâneos

Durante os dias 8, 9 e 10 de dezembro, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, ocorreu o evento I Encontro de Estudos Subterrâneos, organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Subterrâneos (IBES), com o apoio do Laboratório de Estudos Subterrâneos (LES) da UFSCar. O evento ocorreu de forma híbrida (presencial e on-line), contando com o apoio de mais grupos de pesquisas espeleológicas, empresas privadas e diversas instâncias e instituições, incluindo a SEE.

O objetivo do Encontro foi promover discussões sobre o tema “Cavernas e Conservação”. Para alcançar esse propósito, foram realizadas palestras, mesas redondas e debates, além de minicursos e oficinas sobre o estado atual do conhecimento e a documentação de cavidades para fins de Conservação e Proteção.

A participação da SEE no evento ocorreu durante o Brainstorm “Documentação e os caminhos da conservação do patrimônio espeleológico”, com o/as sócios/as veteranos/as Marcelo Taylor e Mariana Barbosa Timo. Além disso, a SEE também esteve presente na Mesa Redonda “Mulheres na Espeleologia, caminhos e desafios”, com a sócia veterana Mariana Timo Barbosa.

A SEE parabeniza o IBES, pelos 20 anos de trabalho, comemorados durante o evento, e agradece pela oportunidade de fazer parte deste momento especial. Expressamos também nossa gratidão ao LES e, particularmente à Maria Elina Bichuette, pela dedicação à pesquisa espeleológica e pelas constantes ações em prol da igualdade e respeito entre os profissionais da área.

A seguir, alguns dados sobre as inscrições fornecidas pelo IBES e LES:

31 profissionais compareceram presencialmente e 19 através do on-line;

26 estudantes compareceram presencialmente e 16 através do on-line;

45 dos inscritos foram mulheres e 54 homens;

Participantes: Beatriz Pires (on-line), Mariana Barbosa Timo (presencial), Marcelo Taylor (presencial).

Texto: Beatriz Pires.