Atividade de Campo da UFV com a SEE e Grupo Palma Preta no Vale do Ojô, Ouro Preto, MG

 

Campo com a UFV no Vale do Ojô

No dia 25 de novembro de 2023, atendendo ao convite do Departamento de Geografia (DGE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi realizada uma enriquecedora atividade de campo no Vale do Ojô, Ouro Preto, MG. A Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) colaborou de forma efetiva com a excursão, integrando-a como componente prático da disciplina “Trabalho de Campo II”, sob a orientação do professor Edson Fialho.

A elaboração da programação foi realizada pelos membros da SEE junto aos membros do Circuito Palma Preta, e contou com a presença de 13 discentes e sete monitores. O objetivo da expedição residiu na análise de reconfigurações advindas do movimento social dos espaços predefinidos.

Para tal, o roteiro traçado extrapolou as grutas subterrâneas e iniciou-se no bairro Padre Faria, junto à Igreja de Santa Efigênia, passando pelo bairro Alto das Dores, junto ao Mirante do Cruzeiro, antes de adentrar nas cavidades do Vale do Ojô e, por fim, a Antiga Fábrica de Tecidos.

O roteiro urbano abrangeu debates sobre os processos sociais de ocupação do território, a cosmovisão de grupos subalternizados pelo modus operandi do aparelho colonial, e suas implicações na contemporâneidade em Ouro Preto. Dessa reflexão, emerge o protagonismo da epistemologia de sociedades africanas na conformação do traçado urbano, no patrimônio arquitetônico, na espiritualidade, na construção de nossa identidade cultural e etc.

Já o espeleorroteiro teve início na Pedreira de Mármore, seguiu seu curso pelo Caminho da Água Limpa, explorou a Gruta Ponte de Pedra e a Gruta Fugão. As discussões concentraram-se na formação espeleológica do local e nas narrativas sobre os trabalhadores da antiga pedreira de mármore, abordando a (re)significação do ambiente natural e clamando pela urgênia na implementação de políticas públicas de tratamento de esgoto e saneamento na região.

Agradecemos ao Palma Preta pela parceria, à Cozinha da Dona Vânia por servir um ótimo almoço, ao professor Edson Fialho, ao Gabriel Mota, por intermediar nosso encontro e à comunidade do Padre Faria pela alegria e receptividade sempre cordial.

 

Participantes SEE: Abraão Nascimento, Bruno Diniz Costa (Palkêbranu), Dyana Cardoso, Luís Miguel e Nícolas Brossi.

Participantes Palma Preta: Douglas Aparecido, Hanster Silva.

Texto: Abraão Castro e Beatriz Pires (Bia).