Curso de Introdução à Espeleologia - CIE 22.1

aaaa

Entre os dias 8 e 14 de agosto de 2022 a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) realizou mais uma edição do Curso de Introdução à Espeleologia (CIE), ofertado desde 1981 com foco nos alunos da UFOP. Foram 30 alunos de diversas áreas de formação: engenharia geológica, engenharia ambiental, engenharia civil, biologia, turismo, museologia, farmácia, direito e geografia (UFMG). O curso visa promover o contato dos alunos com o meio subterrâneo de forma dinâmica, com palestras e atividades de campo, retratando a importância das cavidades naturais.

A ementa do curso garantiu 12 palestras – Introdução à espeleologia, Geomorfologia cárstica, Espeleotemas, Espeleofotografia, Exploração e segurança, Mapeamento espeleológico, Climatologia subterrânea, Biologia subterrânea, Paleontologia e arqueologia, Hidrogeologia do carste do Alto São Francisco, Espeleoturismo, Legislação ambiental e proteção do patrimônio espeleológico – ministradas no Departamento de Geologia da UFOP por membros da SEE entre os dias 8 e 11. A parte prática do curso ocorreu entre os dias 12 e 14, na cidade de Pains – MG, onde os alunos foram levados para explorar e aplicar técnicas de mapeamento na Gruta do Brega e na Gruta Santuário, além da análise de uma janela cárstica na região e da visita ao Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco (MAC).

O CIE tem o intuito de incentivar conhecimento e conservação das cavidades, não requisitando nenhuma habilidade específica, atraindo e qualificando novos membros para a entidade.

A SEE agradece à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a Escola de Minas pela disponibilidade do veículo e do motorista Márcio. Ao prof. Dr. Isaac D. Rudnitzki (DEGEO) por apoiar e acompanhar o trabalho realizado. Ao diretor da Escola Estadual Padre José Venâncio, Luís Ricardo, que possibilitou o uso deste espaço para receber todos os envolvidos na parte prática do curso. Ao Espeleogrupo Pains (EPA), através dos membros Jader Caetano e Pedro Assunção por fortalecerem o diálogo intergrupos e enriquecerem o aprendizado de todos. Ao José Carlos por nos receber em sua propriedade, permitindo acesso às cavidades. Ao Thiago Arantes, que nos recebeu em seu restaurante Cave Beer e forneceu janta e lanches. À Panificadora Receita da Vovó, que se adequou para oferecer café da manhã a todos os membros e alunos. À Dorinha e todas as funcionárias do MAC que se organizaram para nos receber.

Autores: Amanda Caporali, Ana Eliza e Vitor Martins.