EXPOSIÇÃO DO ACERVO TÉCNICO DA SEE - 82 ANOS

foto_1

Nos dias 8 e 13 de outubro de 2019 foi realizada a exposição do acervo Técnico e Espeleológico da Sociedade Excursionista e Espeleológica de Ouro Preto – SEE. O acervo, desenvolvido como meio de divulgação da Espeleologia e conservação a sociedade, está exposto no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas – UFOP e traz informações, imagens e objetos dos 82 anos interruptos de atividade da SEE .

foto_2

Com o intuito de relembrar o visitante ao entrar no  Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas de que a primeira casa do ser humano foi nas cavernas, a exposição   logo de cara, mostra aos visitantes alguns elementos encontrados em cavernas. Dentre as peças, destacam-se espeleotemas, material lítico, ossada humana, conchas de gastrópodes, entre outras coisas. A partir da descoberta deste incrível mundo subterrâneo, o visitante poderá observar também os equipamentos modernos e antigos utilizados na exploração espeleológica pelo espeleólogo, além de painéis informativos que destacam a importância desta ciência.
foto_3

Diante a comemoração aos 143 anos da Escola de Minas da UFOP e a presença de ex-alunos a Sociedade Excursionista e Espeleológica de Ouro Preto – SEE promoveu a exposição tendo o apoio do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas – UFOP.

foto_5O evento teve como objetivos, além de divulgar a importância dos estudos espeleológicos para a sociedade,  enfatizar os esforços da entidade para a criação de um espaço físico permanente, a fim de que a exposição seja aderida à exposição permanente do MCT. Idealizada desde 2010, durante a realização da primeira exposição, a criação deste espaço é de grande interesse para a difusão dessa ciência, especialmente para a comunidade local, visto que trata-se de um assunto até então pouco disseminado e conhecido pela sociedade. O acervo destaca ainda a importância da sociedade ouropretana no desenvolvimento da espeleologia brasileira.

foto_4

Texto: Luiz Filipe Leite