II CLARABÓIA ESPELEOLÓGICA

f5

No dia 09/02/17 foi realizada mais uma edição da “Clarabóia Espeleológica”, contando com duas palestras. A primeira, teve como tema “A história da SEE e seus atuais projetos”, ministrada pelo atual presidente da entidade Celso Pascoal Constâncio. Foi apresentado um pouco sobre o funcionamento da entidade e, além disso, introduziu alguns temas sobre a espeleologia, como conceitos, formação das cavernas, noções de técnicas de mapeamento etc.

A segunda palestra teve como tema o “Patrimônio Espeleológico da região Arcos-Pains: tipos de usos e possibilidades de gestão”, ministrada pela Mariana Barbosa Timo, formada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005) e possui mestrado em Geografia pelo Programa de Geografia e Tratamento da Informação Espacial da PUC-Minas (2014). Atualmente é doutoranda em Geografia pelo Programa de Geografia e Tratamento da Informação Espacial da PUC-Minas e diretora da Spelayon Consultoria – EPP.

O projeto, inicialmente nomeado como “Workshop de estudos espeleológicos” e, atualmente, chamado de “Clarabóia Espeleológica” foi criado em 2016. Tem como finalidade difundir a espeleologia para a comunidade acadêmica afim de atrair novos membros e manter o constante fluxo de alunos garantindo a produtividade constante da entidade.

Aos interessados, reuniões todas as terças-feiras às 19:30 horas na sala 34 do Museu de Ciência e Tecnologia da Escola de Minas do Centro Histórico de Ouro Preto. Estão todos convidados!

SEE mantendo a chama acesa desde 1937!