II Expedição do Projeto Livro e Documentário “As Grutas do Ibitipoca”

O ano de 2024 foi iniciado pela SEE com a II Expedição ao Parque Estadual do Ibitipoca (PEIB) , inserido nos municípios de Lima Duarte, Santa Rita de Ibitipoca e Bias Forte, no estado de Minas Gerais, com o objetivo de coletar dados para a produção do documentário e livro “As Grutas de Ibitipoca”. Este projeto teve início em 2023, quando foi selecionado no Sistema de Gestão de Projetos Espeleológicos (Pró - Espeleo) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/CECAV ) como um projeto de notória relevância para implementação do Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico ( PNCPE). A partir disso, o financiamento está sendo realizado por meio por via do Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica - TCCE 01/2022, celebrado entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Vale S.A., que tem como gestão operacional o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

O Parque Estadual do Ibitipoca é palco de pesquisas espeleológicas pela Sociedade Excursionista e Espeleológica há cerca de 10 anos. Durante esse período, foram realizadas pesquisas em diversos ramos da Espeleologia: prospecção, mapeamento, geoespeleologia e bioespeleologia, resultando em novas grutas e, também um amplo registro fotográfico deste patrimônio. Sendo assim, o documentário “As Grutas de Ibitipoca” busca revelar a Serra do Ibitipoca como uma referência nacional e mundial devido ao relevo cárstico em quartzito, resultando na maior concentração de grandes cavernas em quartzito do Brasil. Enquanto o registro fotográfico abrange as características das grutas de Ibitipoca, como suas exuberantes clarabóias e seus salões hora volumosos, hora muito apertados, o documentário pretende apresentar pesquisadores, moradores locais e também a equipe do PEIB, que são os maiores guardiões desse bem cultural e natural. O livro abrangerá, além de fotografias e mapas espeleotopográficos atualizados e inéditos, temas geológicos, hidrológicos, bioespeleológicos, arqueológicos e outros saberes deste rico patrimônio.

Esta segunda etapa de campo ocorreu entre os dias 06 e 14 de janeiro de 2024 e contou com 10 membros da SEE, juntamente com pesquisadores, convidados e funcionários do PEIB. O objetivo principal foi a obtenção de fotografias, topografia e avaliação de vestígios da ocupação humana e tipos de uso histórico-cultural das grutas. Para este último objetivo, os pesquisadores da área de Patrimônio Cultural Gilberto Azevedo (NPA / SPEC) e Daniela Arruda (UFRJ) executaram buscas não interventivas, de modo a registrar e catalogar as manifestações culturais, algumas com datas anteriores à criação do parque.

As metas programadas para este campo foram alcançadas com sucesso. As fotografias foram realizadas em 12 grutas (Gruta do Funil, Gruta do Alonso, Gruta Martimiano II, Gruta Três Arcos, Gruta Moreiras, Gruta Fugitivo, Gruta da Sacristia, Gruta Catedral III Gruta do Bocão, Gruta Arco do Arlete (Abelhas), Gruta das Dobras, Gruta da Cruz) e foram realizadas topografia em 8 grutas (Gruta do Alonso, Gruta Três Arcos, Gruta Fugitivos, Gruta Catedral I ,Gruta Catedral II, Gruta Catedral III, Gruta do Esse, Gruta Dobras).

A SEE agradece a todos os gestores e funcionários com quem já trabalhou pela parceria contínua, principalmente à gestora Clarisse Silva e também aos funcionários e colaboradores do Parque, principalmente ao Auxiliar Administrativo Eduardo Coelho, ao Agentes do Parque Henrique Delgado, Luiz Carlos de Paula e Lázaro Carvalho, ao Monitor Ambiental Carlos Ribeiro e Lúcia Helena Dutra (Secretária de Turismo de Lima Duarte/SPEC), que somaram nesta etapa de campo conosco. Este projeto contou, mais uma vez, com o forte apoio deles, através da disponibilização de alojamentos e transporte de equipamentos para as grutas.

Participantes SEE: Beatriz Pires (Bia), Celso Constâncio, Gabriel Lourenço (Bob), Iuri Gonçalves (Vangrogue), Luís Miguel Rocha, Lorena Oliveira (Dislalia), Marcelo Taylor, Paulo Eduardo Lima (Tinganei), Priscila Gambi e Tiago Vilaça Bastos (Fox).

Texto: Beatriz Pires (Bia), Priscila Gambi, Lorena Pires e Tiago Bastos (Fox)

TCCE