III Expedição do Projeto Livro e Documentário “As Grutas do Ibitipoca”

III Expedição

Entre os dias 29 de fevereiro e 04 de abril de 2024, no Parque Estadual do Ibitipoca (PEIB) - MG, ocorreu a III Expedição para o documentário e livro “As Grutas do Ibitipoca”. Nesta expedição, o objetivo foi a topografia de cavidades e a tomada de imagens por meio de drone.

A atividade teve a duração de cinco dias, resultando na finalização da topografia de três grutas que estavam parcialmente mapeadas durante expedições anteriores. São elas: Gruta Rasteirinha, cuja projeção horizontal conhecida quase duplicou, passando de 150m para aproximadamente 300m; Gruta da Sacristia, onde foi feito o mapeamento de um conduto superior e finalização do perfil; e Gruta do Bocão, onde ocorreu a topografia de um conduto com cerca de 55m, muito estreito e com água, que finaliza em um sumidouro.

Além de finalizar a topografia dessas cavidades, foi executado o mapeamento de uma “nova” gruta, localizada no limite norte do Parque, conhecida como Gruta das Andorinhas, que é volumosa devido à sua altura e apresenta aproximadamente 70m de projeção horizontal.

Houve alguns registros com a câmera GoPro ao longo da campanha e, no último dia, na manhã de 04 de março, foram realizadas tomadas de drone na Gruta Ponte de Pedra, na qual o piloto fez tomadas internas e externas.

Agradecemos à Gerente do Parque Estadual do Ibitipoca, Clarisse Silva, pelo apoio constante, permitindo a construção do conhecimento espeleológico e a preservação deste carste singular. Nesta expedição, agradecemos especialmente aos colaboradores do Parque Eduardo Coelho e Luís Carlos, que participaram da topografia, possibilitando uma maior produtividade e importantes trocas.

 

Participantes: Abraão Nascimento, Maira Mendes, Paulo Eduardo Lima (Tinganei) e Tiago Vilaça (Fox).

Texto: Abraão Castro.

Revisão: Tiago Bastos e Beatriz Pires.